Professores da rede estadual fazem paralisação por Plano de Educação
Os professores da rede estadual param hoje (11) as atividades. A manifestação acontece em todo Brasil e reivindica principalmente a aprovação do Plano Nacional de Educação, que prevê melhorias estruturais e salariais.
Segundo a presidente do Sindicato dos Professores, Odeni Silva, o plano foi discutido durante a Conferência Nacional da categoria e foram aprovadas emendas para serem incluídas nesse plano.
Dentre as propostas está a que obriga o governo federal a investir 10% do PIB em educação. A proposta do governo é apenas 7%. Além disso, está o reajuste salarial, com a implantação do piso nacional.
Segundo o secretário estadual de Educação, Átila Lira, o Piauí já paga o piso salarial. Quanto ao plano, a secretaria fará um encontro com os professores, deputados estaduais, federais e senadores piauienses.
“O plano vai contemplar a melhoria salarial. Estamos buscando melhorias para efetivar o que foi discutido com a categoria durante a greve”, disse o secretário, em entrevista ao Notícia da Manhã.
Das reivindicações dos professores durante a greve, o secretário explicou que está trabalhando um reajuste para os técnicos, que já foi resolvido o problema da gratificação das condições normais de trabalho para diretores e coordenadores e além disso está buscando resolver o problema da regência.
Fonte: Cidade Verde]]>