Em busca de melhores formas de levar educação às crianças do município, professores, diretores e coordenadores pedagógicos da educação infantil se reuniram na manhã deste sábado, 30 de abril, para o segundo encontro de formação pedagógica.Voltada especificamente para a educação infantil – hoje, denominada de educação básica – a equipe trabalha em conjunto os critérios para o aperfeiçoamento no atendimento às crianças nas creches e escolas, discutindo os direitos fundamentais dos pequenos.
As formações pedagógicas fazem parte das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Educação para a valorização do profissional de educação, o cumprimento das metas educacionais, redução da evasão escolar e reciclagem dos métodos de ensino.
Os encontros também têm como pano de fundo a permanência do sistema municipal de ensino nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Nacional de Educação Básica que, desde 2009, distribui aos municípios cartilhas que instruem professores sobre como deve ser o atendimento nas creches respeitando direitos considerados fundamentais à criança como direito à brincadeira, à atenção individual, ao contato com a natureza, a um ambiente seguro e estimulante além da higiene e saúde.
De acordo com a secretária de educação do município, professora Maria Barros, a idéia das formações pedagógicas unificadas surgiu a partir dos relatos dos próprios professores sobre as dificuldades de ensino.
Através de seminários, trabalhos em grupos e exposições, as formações se transformam num excelente ambiente de debates, troca de experiência e resolução de problemas comuns.
“Essa forma de juntar todo mundo num lugar é ótima. A gente aprende muito mais. Fica mais fácil e a gente aprende mais a trabalhar com as crianças”, diz dona Maria das Neves Rodrigues de Oliveira, professora da creche Tia Camila
Opinião compartilhada também pela professora Maria Pereira Alves de Lima, que há 8 anos trabalha com crianças. “A gente sabe que os primeiros passos das crianças acontecem na família. Mas o acompanhamento com pessoas capacitadas, professores de alta categoria porque é dali que a criança vai se moldando. Esses encontros ajudam muito. É onde a gente adquire novas experiências, novas idéias e essa metodologia nos ajuda a enriquecer a nossa metodologia de trabalho”, ressalta.
A secretária de mostra satisfeita com o engajamento dos professores e já antecipa que ainda vêm mais idéias pela frente. “Fico satisfeita com as apresentações de cada grupo. Deu pra perceber o esforço de cada um em dar a sua colaboração, a sua participação em como trabalhar bem a educação básica. Isso nos motiva para um segundo desafio. (…) Ainda não sei qual será a metodologia, mas vamos continuar trabalhando diretamente esses temas com professores e alunos”, disse a secretária aos professores.
Fonte:Acessoria de Comunicação de São João do Arraial
]]>