Vários técnicos da Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI, da capital, estiveram visitando no último sábado (16), as dependências do Hospital Regional Julio Hatman da cidade de Esperantina. A visita dos técnicos foi acompanhada pelo atual Diretor daquela casa de saúde, Dr. Fabiano Ribeiro Soares.
Segundo o Diretor, a visita dos técnicos foi um pedido seu para a própria Secretária de Saúde, do Estado, Dra. Lilian Martins e teve como objetivo principal avaliar in loco as reais condições do funcionamento do referido Hospital, bem como também, definir os projetos a serem executados durante o ano de 2011. Estiveram visitando o Hospital, os médicos Agenor Lira, Ernani Maia e Rui Maia.
Dr. Fabiano Ribeiro disse que o principal problema que o Hospital enfrenta atualmente está relacionado a uma fossa séptica que não funciona por conta de uma obstrução da rede de esgoto do Hospital que foi danificada na Rua da Independência, nas imediações do Bairro Pedreira e que segundo Ele, tem se transformado em um problema de saúde pública para as pessoas que frequenta as imediações do referido Hospital.
Outra informação repassada pelo Diretor foi a de que os técnicos verificaram também a superlotação no atendimento, devido às consultas ambulatoriais que deveriam ser realizadas nos Postos de Saúde do município e que acabam sobrecarregando a equipe de profissionais do Hospital.
Vale ressaltar que o Hospital Regional Dr. Julio Hatmam, é o quinto Hospital a ser avaliado pelos Técnicos da SESAPI, sendo que atualmente existe dez Hospitais Regionais e sete Estaduais, no Piauí.
]]>
na rua da independencia não tem e nunca teve rede de esgoto,mas cuxias a céu aberto na linguagem antiga(cuxia).