ESPERANTINA: o pior pode estar por vir
Os esperantinenses de boa memória, especialmente os que habitam o município, possivelmente ainda têm bem vivo na mente a novela política do final do mandato calamitoso do prefeito Felipe Santolia.
Para lembrar, mesmo depois de perder as eleições de 2008, e antes de repassar o cargo ao prefeito eleito, ele foi forçado deixar a prefeitura, assumindo o cargo o Dr. Joe (vice-prefeito), logo em seguida ele retornou, mas teve as contas bloqueadas pela justiça. E em seguida o prefeito eleito assumiu. Mas a novela continuou!
Depois de uma campanha eleitoral local reveladora do descumprimento da legislação eleitoral, tanto por parte da oposição quanto da situação, à época, o grupo articulado por Francisco Antonio ganhou as eleições com larga margem de votos. Mas a briga continuou nos tribunais. Começou, então, uma longa batalha judicial entre o candidato perdedor, insatisfeito e o vitorioso.
Na primeira instância judicial o prefeito eleito ganhou. Porém, após dois anos de governo tentando acertar na condução da gestão, ele e sua vice-prefeita (Soraia Aguiar) tiveram os mandatos casados por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao prefeito ainda foi imposto uma multa e tornado inelegível por oito anos. O segundo colocado, Felipe Santolia, teve os votos anulados e os direitos políticos também casados no TRE. Por isto foi empossado no cargo de prefeito o então presidente da câmara, o vereador Janio Aguiar. Assim, em menos de três anos a terra da boa esperança teve quatro prefeitos: Felipe, Joe, Chico Antônio e Jânio. E terá o quinto prefeito após a decisão final do TSE.
O que revela essa situação de instabilidade institucional? A resposta mais provável a esta questão é a de que o município de Esperantina vive uma grave crise política geradora de insegurança institucional. Desde as eleições de 2004, em que o candidato do PT, Olavo Rebelo, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, desistiu de concorrer à vaga de prefeito na véspera das eleições para apoiar o candidato da situação, Zé Ivaldo, e mesmo assim, naquela época, ganhou o Santolia, que a crise se instalou no município. O (dês) governo de Santolia ficou conhecido como uma tragédia para Esperantina. No final do seu mandato a prefeitura estava quase inviabilizada, com problemas de inadimplência no INSS, empréstimo em nome de funcionários (sem o conhecimento de muitos deles), serviços de saúde, de educação, de assistencial social praticamente sem funcionamento e a cidade em péssimas condições de conservação. Em fim, aquele governo, para muitos esperantinenses, foi um mau exemplo de gestão da coisa pública.
Quando o Francisco Antonio assumiu a prefeitura, em janeiro de 2009, o município estava impedido de receber recursos de projetos e convênios com o governo federal, aliás, continua até hoje – de tão grave que foi a gestão do prefeito anterior –, e em dois anos ele não conseguiu resolver totalmente a inadimplência. Daí uma das especulações do mal praticado pelo governo de Santolia à população esperantinense. Mas, por incrível que pareça, o pior ainda pode estar por vir. Pois circula na mídia da capital a noticia de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou a decisão do TRE, em relação à cassação dos direitos políticos de Santolia e o tornou elegível. O que isso significa? Significa que ele poderá vir a ser o prefeito de Esperantina ainda neste mandato. Como isto é possível? Se o TSE mantiver a decisão do TRE de cassação do mandato do Chico Antonio, e suspender em definitivo as eleições suplementares, quem assumirá a prefeitura será o segundo colocado das eleições de 2008, nesse caso, o Felipe Santolia. Porém, é bom lembrarmos que ele responde por vários processos e também teve as contas, de parte do seu mandato, reprovadas, o que poderá dificultar essa proeza.
Concluindo: a política é como um jogo de xadrez. Se o jogador não souber mexer bem as peças, consequentemente sofrerá xeque-mate. Foi isto o que aconteceu com o Prefeito Francisco Antônio: revelou-se um jogador político de pouca habilidade, infelizmente. Mostrou-se, em parte do seu governo, um político de ações mais tradicionais que progressistas; mais dado aos aliados que aos seus companheiros; e mais um chefe político de pouca humildade que um político democrata. Infelizmente isto contribuiu para continuação dessa novela política. Se o Santolia, nesse episódio, voltar à prefeitura será, em parte, pelos erros e inoperância do PT de Esperantina. Mas não faltaram advertências. O PT teve oportunidade de chegar ao poder local, e chegou, mas não soube se manter no poder. Provavelmente outra oportunidade não reaparecerá tão rapidamente. Esperamos para vê os próximos capítulos dessa triste novela.
Francisco Mesquita
Esperantinense, Professor atualmente residindo em Teresina.
]]>
Escutem essa música pois ela é a mais adequada p/ essa situação :
http://www.youtube.com/watch?v=RIJ3SCQIzAE
SEMPRE ACREDITEI QUE JUSTIÇA E CORRUPÇAO PAREÇE QUE ANDÃO JUNTAS. COMO É QUE PODE? ESPERANTINA VIROU UM CAOS, COMO É QUE FICA A POPULÇÃO? É UM VAI E VOLTA DE CANDIDATOS ENTRA E SAI, CADA UM PIOR QUE O OUTRO E NIMGUEM FAZ NADA. ESSE PESSOAL SÓ GASTANDO O DINHEIRO DO POVO PAGANDO ADVOGADO E METENDO A MÂO NO ERARIO PUBLICO. 2012 ESTA VINDO AI E ESSA BAGUNÇA AINDA ESTA ROLANDO. COMO È QUE PODE? ETA BRASILSÂO.
Professor Mesquita, muitos petista historicos foram esquecido por Chico, vou me ater a um só exemplo, Sr. Manuel do Morro, um dos ilustres fundadores do PT. Chico empregou uma familia inteira. a da Dona Francisca(Ferreirinha), Chico colocou um ignorante na s. de Obras, colocou um cabra lá da Paraíba na s. de agricultura, esqueceu vários “companheiros” que acreditavam em um novo País, e se aliou a amigos de ultima hora ( Coronéis). Mesquita veja o contrado milionario do Sr. João Barros com a prefeitura; veja o hotel do Nemesio Lajes em Teresina. Chico cometeu vários erros, pode ser que no seu retorno ele reveja quem sa~seus verdadeiros amigos. Acorda Chico.
Eu me pergunto como é que o mundo pode conviver com tanta corrupção, com tanta desordem, com tanta mentira, perseguição etc.
Um sujeito tipo santolia, se fosse em um país de primeiro mundo com tanto crimes e desvio de verbas que ele tem só tinha três opções, 1º ou ele estava em uma peniteciaria de segurança máxima com prisão perpétua , 2º ou em uma clínica de recuperação, 3º ou sendo condenado a cadeira eletrica. Pena que aqui no Brasil os bandidos pintam e bordam e justiça lhes dão direito.
Santolia x Chico ou Chico x Santolia?
Está travado o duelo, dois ex-prefeitos cassados em Esperantina, ambos estão registrados na história do município, com suas respectivas administração como os mais polêmicos de todos os tempos. Pois bem os mesmos agora estão disputando na justiça de igual para igual para ver quem consegue retornar a prefeitura por ordem judicial. O clima na cidade está bastante tenso e é grande a expectativa, cada momento aumenta ainda mais a ansiedade da população, querendo ver logo o desfeche de mais um capitulo desta novela.
Os dois ex-prefeitos têm muita coisa em comum em suas administrações podendo ser citadas algumas, fecharam muitas escolas, também a maternidade, deixaram matagal, a lama, o lixo e a buraqueira tomarem conta das ruas da cidade. Parte da equipe que assessorava de um fazia parte também da assessoria do outro, o que leva a crer que as duas administrações se equivalem.
Se um arrancou o asfalto da avenida o outro colocou asfalto sonrisal, que durou 13 meses, 13 semanas, 13 dias, 13horas, 13 minutos. Se um construiu e inaugurou um mercado publico com escada rolante, o outro construiu e inaugurou um estádio de futebol com capacidade para 90.000 torcedores. Se um teve problema de atraso e irregularidade em suas prestações de conta o outro também teve. Se um brincou de construir conjunto habitacional o outro também brincou.
Resumindo se para muitas pessoas um foi o melhor ou o pior prefeito, para tantas outras o outro também foi. O que faz crescer ainda mais a rivalidade entre os dois, diante de tanta divergência, convergência e contradição o duelo entre os dois já está virando um balcão de apostas. Em sua opinião que desfecho você daria para esse episodio?
Como em política tudo acontece é muito provável que nesta batalha não haja vencedor nem vencido. E que a justiça termine sacramentando o casamento entre os dois e que os mesmos sejam felizes politicamente para sempre, para alegria e felicidade dos chibateiros e dos chicoteiros. Sofre coração…
Na realidade, a política nada mais é do que uma briga por poderes e dinheiros. Esperantina só vai a mídia por corrupção. Quem não lembra os salarios usorbitante dos vereadores que foi noticia no Faustão, do grupo que parecia uns índios quebrando carros e tomando armas dos Policiais Federais, que andavam com os agentes da ANATEL, da políticagem animal que cada cadidato representava, das enchentes etc. Como Esperantinense que sou, me envergonho desses politicos que nunca olham pra cidade, pro povo que tanto trabalham. Que isso cirva de exemplo pro povo escolherem melhor seu candidato se é que isso adianta pois ai estão as injustiças que deveriam ser justiça. Esperantina no caos e em ritimo muito forte de virá um inferno no cofre público municipal.
Sr. José Carlos da Silva, antes de falar algo num meio de comunicação procure informações precisas, você pode provar o salário milionário recebido pelo Sr. J.Barros? e quem são os coronéis a qual o Sr. se refere? Lhe aconselho a medir suas palavras se não tem provas do que diz, por que elas podem lhe sair muito caras!!!
E cada gestor que entra coloca quem quer, exemplos?
Zé Ivaldo touxe quem? ….. Santilia….. Santolia trouxe quem?… não deu pra contar…não é?, foram tantos…
José carlos, vc tem toda razão quando fala do senhor Manoel do morro, quem não conhece a luta dele nesta cidade? ele á a própria cara do povo petista, quem deu o sangue pelo Pt em eperantina ficou a ver navios, e o Manoelzinho o A.C.S aqui da nova Esperança? o que ele ganhou neste mandato? acordaaaa Manoel larga este povo.
ESTE GEREMIAS DEVE SER AQUELE MALUCO APAIXONADO PELO EX-PREFEITO ZÉ IVALDO FRANCO. É BOM QUE SE DIGA E QUE O POVO RELEMBRE QUE, ESTA BAGUNÇA TODA EM QUE VIVE ESPERANTINA SE DEV AO SR. ZÉ IVALDO FRANCO, VEJAMOS: RESPONDAM CAROS LEITORES E ELEITORES; QUEM TROUXE O SANTOLIA PARA ESPERANTINA? QUEM, QUEM? JOSÉ IVALDO FRANCO. DEU GUARITA, COMIDA, DINHEIRO E CRÉDITO AO BANDIDO. DESDE QUE ESTE INFELIZ ATRACOU POR ESTA TERRAS DE BOA ESPERANÇA, ESPERANTINA NUNCA MAIS FOI A MESMA CIDADE, PACATA, HORDEIRA, SEM RIVALIDADE POLÍTICAS, SEM BRIGAS, SEM FUGUETÓRIOS E IRMÃOS CONTRA IRMÃOS. SANTOLIA DESFEZ TUDO QUE HAVIA DE BOM EM NOSSA TERRA. E AINDA VEM O TAL DESTE GEREMIAS, QUE GEMIA, NAS BARBAS DE SEU ZÉ IVALDO, TÃO MAL GESTOR QUANTO O SANTOLIA. QUEM NÃO LEMBRA A RASTEIRA QUE ELE PASSOU NOS THEMISTAS? O DINHEIRO TOMADO DO CAIS, OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES SEMPRE EM ATRASO E ETC. SR. GEREMIAS, SEU MELHOR COMENTÁRIO É FICAR CALADO. PSIUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!
Somente as pessoas sem noção de justiça e respeito são capazes de se aliar e dar credibilidade a Felipe Santolia.
O mais interessante nesta história é que quem é pobre, não pode ter suas filhas trabalhando na prefeitura. Duvido que alguem lembre que a Quesia e o vaqueiro filhos da Socorro do Chichico lages e todas as suas noras estão dentro da prefeitura ganhando os melhores salários. Eu que não sou funcionário vejo que quem trabalha ganha pouco e quem tem pouse ganha sem trabalhar. E eu que pensei que com o pt fosse ser diferente. Eta que só muda as coleras.
Mal informado,
Parabens Chico Antonio, vc fez o que tinha que ser feito, ganhou com 10 partidos aliados, valorizou todos eles. Botou o povo para participar de sua gestão com as conferências, seminários e reuniões. Nunca tantos petistas participaram de uma administração – edmilson, santana (Petista enrustido), manoel filho, domingo luis, luis ana, antonio francisco, vilma, sampaio, edmilson amaral (no estado), mauricio, joão barros (com contrato) etc, etc, … agora era um crime colocar um petista aposentado como o manoel do morro. O mesquita acha que só é governo quem tem emprego. Eu não sou petista, apenas simpatizante, mais gostei de sua forma de todos participarem.
Parabens, vc vai voltar. Continue simples e atencioso com é. Obrigado pela UBS aqui do morro da chapadinha. Precisava.
Atenciosamente,
Aluisio