Geral

Vereador propõe projeto que defende a preservação ambiental

Regys O Vereador Regys Sampaio Carvalho (PMDB), preocupado com a causa, ambiental começou a elaborar alguns projetos voltados para a preservação do meio ambiente em Esperantina. Um deles é o projeto que prevê a implantação de atividade curricular sobre Meio Ambiente na Rede Municipal de Ensino de Esperantina.

O Poder Executivo fica obrigado, através da Secretaria Municipal de Educação, a elaborar matéria curricular sobre o referido tema, obedecendo alguns critérios como: uma aula semanal, atividade anual definida na semana pedagógica e realizar uma vez por ano a Semana do Meio Ambiente, com realização de amostras, palestras, atividades de campo, com a prática de atos ligados a implantação e preservação da flora e da fauna, combate a erosão e outras relativas ao tema.

O Município de Esperantina poderá promover convênios com entidades ou associações governamentais, para a execução dos temas e atividades.

O projeto tem como objetivo informar, sensibilizar e conscientizar os alunos acerca dos conceitos básicos de meio ambiente, provocando mudanças de comportamento, de valores, de práticas e de atitudes (individuais ou coletivas), difundindo e consolidando as idéias de qualidade ambiental.

“O projeto é de extrema importância, inclusive pedagógica, já que ele foi desenvolvido para atender especialmente os alunos, de forma a levá-los à adoção de práticas concretas para uma relação de harmonia entre os seres humanos e o meio ambiente”, explica o vereador Regys.

O art.174 da Lei Orgânica do Município de Esperantina diz que incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, pois somente através dessa conscientização é que poderemos oferecer aos nossos descendentes uma vida melhor e ecologicamente equilibrada.

O projeto está sendo analisado pelas comissões da Câmara Municipal e deverá entrar em pauta para votação no mês de abril.

Fonte: Assessoria de comunicação do vereador

]]>

9 Comentários

  1. Gostaria que o Vereador Règys incluisse nesse projeto a retirada de toda a margem do Rio Longá, estabelecimetnos que o poluem, pois existe uma lei ambiental que proíbe o funcionamento dentro do limite de 200 metros de indústrias e comércio de produto químico, pois o POSTO BOAVISTA situado na magem a menos de cinco metros do Rio Longá, não pode nem deve funcionar naquele local, pois, segundo a própria lei, os combustíveis líquidos: óleo e gasolina contaminam as águas mesmo estando armazenado.

  2. O posto boa vista tem licença ambiental dado pelo IBAMA, ja trablhei no posto e sempre vi o seu lucimar pagando os impostos obrigatórios em lei. O posto fica na distancia permitida por lei, ou seja, fica há mais de 100mts…

  3. Cara Maria Clara (comissionada da prefeitura), se a senhora provar que a instalaçao do psoto esta irregular denuncia para o MP,,cuidado ora não decepcionar..

  4. Como sempre o vereador sai na frente na apresentação de projetos importantissimo para a comunidade esperantinense. parabens vereador

  5. O projeto chega em boa hora, pois o tema MEIO AMBIENTE deve estar em pauta em todas as discussões, pois o nosso futuro depende de uma boa conservação do nosso planeta.Espero que mais projetos semelhantes a essa sejam apresentados na Câmara de Esperantina..

  6. O tema MEIO AMBIENTE é importantíssimo..Todos os politicos que se prezam devem falr e agir sobre esse problema que está afetando a vida do planeta. A idéia é válida, espero que de certo.

  7. Era bom maria clara, vc ir atrás de saber das coisas primeiramente para nao comentar besteiras, deixa de inveja, vá ser empreededora, invista na cidade, de maneira legal, de maneira sustentavel. Os postos bos vistas foram pioneiros no piaui em instalação de tanques jaquetados, e com sanps de bomba e de tanques, bem como tubulação em PAD, sem falar que na enchente as aguas do longá não atigiram o posto, pois está muito alto em relação ao nivel das aguas, difente de outros estabelecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo