A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta quinta-feira (17/3) a criação da Subcomissão Temporária de Erradicação da Pobreza. O requerimento é de autoria do senador Wellington Dias (PT-PI).“O Governo Federal aponta como um dos grandes desafios a erradicação da miséria e a redução da pobreza. Não há nenhum tema mais de Direitos Humanos do que esse”, destacou Dias.
Segundo o senador piauiense, a presidenta Dilma Roussef estabeleceu a erradicação da pobreza e da miséria como um de seus grandes desafios e o Senado vai ajudá-la a alcançar essa meta.
“Queremos participar ativamente dos trabalhos pela erradicação da miséria e redução da pobreza que temos espalhadas pelo Brasil e apresentar nossas sugestões ao governo federal”, destacou Dias.
Foi aprovado também requerimento para a realização da primeira audiência pública no âmbito da Subcomissão: a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, será convidada a debater o Plano de Erradicação da Pobreza do governo federal com os senadores na próxima terça-feira, dia 22.
Nesta quinta, a CDH recebeu em audiência pública a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, para apresentação do Plano Nacional de Direitos Humanos do governo federal. Durante a reunião, a ministra pediu aos parlamentares que apoiem a instalação da comissão da verdade para investigar as violações contra os direitos humanos ocorridas durante o regime militar.
O senador Wellington Dias disse que a Comissão irá trabalhar junto com a ministra nos temas relacionados aos Direitos Humanos. “Vamos estar juntos. Muitas vezes, os problemas que são relatados aqui nascem da incapacidade de o País, de uma sociedade como a nossa, de dar conta de situações como essa”.
]]>