Exatos 19 prefeitos piauienses, eleitos no último pleito, ainda estão na mira da Justiça Eleitoral. Eles são acusados de compra de votos e respondem por de Impugnação de Mandato Eletivo. Desde outubro de 2008, quando ocorreu eleição municipal, mais de 50 prefeitos eleitos já foram cassados no Estado. É o segundo maior número de cassações do país, atrás apenas de Minas Gerais.
A confirmação de que 19 chefes de executivos municipais no Piauí ainda correm o risco de perder o mandato foi dada nesta sexta-feira (10), pela assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que divulgou relatório elaborado pela Corregedoria Regional Eleitoral do Piauí. Conforme os números, 2.311 processos ainda pendentes de julgamentos.
O documento não especifica quem são os prefeitos ameaçados, mas classifica todos os processos, sendo eles: 19 de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, 36 processos da Classe Ação de Investigação Judicial Eleitoral, 49 processos da Classe Representação, 879 processos da Classe Prestação de Contas, 229 processos da Classe Ação Penal e 81 processos de Classes diversos.
Em relação ao cumprimento da Meta n.º 02 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – “Identificar e julgar todos os processos judiciais distribuídos (em 1º, 2º grau ou tribunais superiores) até 31/12/2005” – encontram pendentes de julgamento 16 (dezesseis) processos judiciais, pelas Zonas Eleitorais.
Com relação a Meta n.º 02 projetada em 26/02/2010 para 2010 – “Cumprir integralmente a meta de nivelamento n. 2 de 2009 e identificar e julgar todos os processos judiciais distribuídos até 31/12/2006” – encontram-se pendentes 104 (cento e quatro) processos eleitorais.
Fonte: Portal AzMaurício Costa assume vaga na Câmara de Vereadores de Esperantina
Aconteceu na última sexta-feira (04), a abertura das atividades na Câmara Municipal de Esperantina. Na primeira sessão o Presidente da Câmara, Jânio Aguiar, deu posse ao suplente de vereador Mauricio Costa, que a partir de agora estará ocupando a vaga deixada naquela Casa pelo vereador Carlos Cardoso (PT), que retornou mais uma vez para a Secretária de Cultura do município de Esperantina.
O radialista Mauricio Costa estava muito emocionado ao tomar posse pela primeira vez como vereador do município de Esperantina. Em entrevista a nossa equipe de reportagem o novo parlamentar falou do novo desafio que terá de agora em diante. “Como vereador pretendo honrar a confiança de todos, legislando com responsabilidade e zelo pela coisa pública. Vou ser uma voz atuante em defesa de políticas públicas de inclusão, desenvolvimento e cidadania para os esperantinenses na Câmara Municipal”, disse o vereador Mauricio. Já na segunda sessão, o presidente da Câmara fez novamente a abertura dos trabalhos e facultou a palavra para o prefeito de Esperantina, Francisco Antonio (PT), que fez a leitura de sua mensagem na tribuna daquela Casa. Durante seu discurso, o prefeito de Esperantina fez um resumo dos dois primeiros anos de sua administração e falou das metas para 2011. Confira logo abaixo o perfil do vereador Mauricio Costa MAURICIO COSTA, radialista, possui formação técnica em contabilidade, formação de nível superior com graduação em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, atualmente é acadêmico do curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Federal do Piauí. Filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT, nas eleições municipais de 2008 foi candidato ao cargo de vereador e conquistou a terceira suplência nos seu partido. Iniciou sua militância na pastoral da juventude da igreja católica, foi líder comunitário, presidente da comunidade Kolping, foi diretor da Associação Comercial, tem forte atuação em conselhos comunitários e de controle social em Esperantina, é desportista atuante e diretor da Liga Esperantinense de Esportes. Há mais de dez anos atua como radialista e comandou por oito anos o “Jornal Esperantina”, na Rádio Esperantina FM. Entre janeiro de 2009 a maio de 2010 ocupou o cargo de Secretário Municipal de Cultura, Desportos e Lazer do município de Esperantina na gestão do prefeito Francisco Antonio (PT). Com informações do blog Vereador Regys