Geral

Projeto Rondon realiza atividades em Esperantina

ProfessoresJá se encontram em Esperantina, desde o  último domingo (16), e vão permanecer no municipio até o dia 29 desse mês, vários integrantes do Projeto Rondon, que se fazem acompanhados com inúmeros acadêmicos da UNIMAR-Universidade de Marília-SP e FADISMA-RS, atendendo  convite da Prefeitura Municipal e com a aprovação do Projeto de Trabalho, denominado operação Zabelê, do Ministério da Defesa.Vale ressaltar que o Projeto Rondon, é atualmente um dos maiores projetos sociais e educacionais do País. É uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com a missão de viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, com caráter voluntário. É realizado no período de férias escolares, com duração de aproximadamente duas semanas.

“Os acadêmicos da UNIMAR estarão desenvolvendo ações abordando assuntos relacionados ao meio ambiente, comunicação, trabalho, tecnologia e produção, através de palestras, mini-cursos, e oficinas, principalmente para funcionários públicos, representantes de associações, cooperativas e demais membros da população interessados pelos assuntos discutidos,”, declarou a Professora Cássia Fernanda Domingue.Cássia Domingue

A realização do projeto só é possível com as parcerias das Universidades públicas e privadas, as Forças Armadas, Prefeituras Municipais e patrocinadores.

Desde o mês de setembro vem sendo discutido as necessidades do município e foram mapeadas no mês de novembro, quando as Professoras Cássia e Daiane visitaram Esperantina, onde se reuniram com lideranças da cidade e conheceram diversos locais para identificar as principais carências. Retornando para a cidade de Marília/SP e Santa Maria/RS discutiram com as equipes as estratégias pertinentes para o desenvolvimento do projeto.

Além de o projeto contribuir para a formação do universitário como cidadão, porque o integra ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, buscando consolidar, no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, mas como também os universitários conhecerem um Estado diferente, com outras tradições. Como músicas, artesanato, folclore, permitindo a troca de conhecimentos entre a equipe universitária e a comunidade, contribuindo para a formação de profissionais socialmente responsáveis e para melhoria da qualidade de vida dessa comunidade, uma experiência que não muda apenas a vida das populações visitadas, mas também a dos estudantes universitários participantes do projeto.

AcadêmicosA equipe da Universidade de Marília é composta por oito estudantes universitários e duas professoras.

Acadêmicos:

– Bruno Araújo Avelino da Silva – Sucroalcooleira

– Catharina Martinez Heinrich Ferrer – Direito

– Everton de Almeida Muchagato – Engenharia Agronômica

– Guilherme David Galvani – Medicina Veterinária

– Lilian Mesquita Silva – Engenharia Agronômica

– Rodrigo Hiyoshi Dalmazzo Nowachi – Engenharia Agronômica

– Silvia Cristina Calamita – Medicina Veterinária

– Willian Henrique Pacheco – Engenharia Agronômica

Professoras:

– Dra. Cássia Fernanda D. Bassan – Biologia

– MS. Regina Célia David Galvani – Fisioterapia

]]>

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo