Cerca de doze mil pessoas lotaram o espaço do complexo da Igreja Matriz em Luzilândia no último sábado para acompanhar os eventos da programação de abertura do Natal Luz 2010. O ponto alto da festa, foi o show com o Padre Antônio Maria, que emocionou os fieis e em especial os devotos da Mãe Rainha.
Mas a noite também teve outros momentos marcantes, além do show do Padre cantor foi com relação a apresentação do coral Novo Tom e a entrega das chaves ao Papai Noel.
Quando a prefeita Janainna acendeu as luzes da decoração assinada por Ostyano Machado iniciando simbolicamente as festividades deste ano, 12 mil pessoas testemunharam porquê a cidade se consagrou como a mais bela decoração natalina do Piauí. Os anjos foram a temática explorada pelo artista plástico e as imagens estão presentes vários pontos da decoração.
Um dos destaques é um presépio caracterizando o nascimento do menino Jesus. A composição da passagem bíblica emociona quem percorre a Vila de Natal, montada em uma área da praça que circunda a igreja Matriz. Outros ícones, como a imagem de Santa Luzia de mais de 8 metros e uma árvore natalina com 25 metros de altura, também causam admiração dos fiéis que visitam a cidade.
Além do show de duas horas com o padre Antônio Maria, a apresentação do coral Novo Tom, formado por crianças luzilandeses da Rede Municipal de Ensino e da APAE foi outro momento emocionante da noite. “Essa é uma ação que nos engrandece. Quem acompanha o coral desde o início sabe o quanto essas crianças se superam e nos proporcionam um belo espetáculo cada vez mais”, disse.
Convicta do que toda a noite de celebração representa para a auto-estima da população, Janainna Marques disse que faz questão de incentivar as tradições de Natal em Luzilândia. Para ela, este é um dos mais importantes símbolos de devoção religiosa e, por isso, investe na celebração de uma bonita festa no município. “É nossa maneira de homenagear e celebrar o nascimento do Menino Jesus e tornar mais belas as festividades em torno da novena de nossa padroeira, Santa Luzia”, detalha a prefeita.
A prefeita conta ainda que o movimento em torno do Natal Luz e dos festejos de Santa Luzia também faz bem à economia luzilandense. “Há mais renda sendo gerada através do comércio, bares, restaurantes e na rede hoteleira. Muitas famílias se beneficiam direta e indiretamente. É bom para a cidade”.
Com o aumento do público a cada ano, Janainna diz que mais segmentos se fortalecem e isso tem reflexo direto na geração de empregos. “Numa época como essa, há postos temporários criados, em especial nas pousadas, hotéis, mas também nas barracas de comidas típicas e em estabelecimentos que crescem em torno da movimentação da cidade”, explica.
No sexto ano de realização do Natal Luz, Janainna diz que essa é uma celebração que o luzilandense se orgulha em sediar. A festa, segundo ela, não é mais da cidade, mas sim dos piauienses. “Nossa responsabilidade aumenta. Todo o povo do Piauí que vem prestigiar o show da abertura, a decoração e os acontecimentos programados para o mês”, explica, reiterando que é também mais uma oportunidade para agradecer a Deus por mais um ano de realizações.
Veja outros registros do show:
[nggallery id=830]
Colaboração: Antônio Neto
gente que coisa mais linda,esperantina merece uma coisa dessas…mas ta pra nascer um prefeito que faça isso!
luzia nao e so prefeito que faz este tipo de eventa nao. qualquer pessoa aqui temos tantos promouter. tudo tem que ser o prefeito.ocontra que quer tudo para traz so alega prefeito.