Foram prorrogadas até 15 de dezembro as pré-inscrições para a Plataforma Freire dentro do projeto de formação inicial de professores de educação básica pública do país (PARFOR). O prazo para encerramento seria na terça-feira, 30 de novembro. O objetivo da formação é qualificar os professores em exercício na rede pública para melhorar a qualidade do ensino nas escolas da rede municipal e estadual.
Serão oferecidos cursos presenciais e especiais (período de férias) de Primeira e Segunda Licenciatura; Formação Pedagógica e Formação Continuada à distância com 140 vagas para o curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e com Vida, promovido pela Universidade Federal do Mato Grosso.
O curso é um investimento do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) e Prefeituras, e visa estabelecer qualidade na formação e qualificação dos docentes. Apenas os professores que estão em atividade podem fazer a inscrição. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a Plataforma Freire MEC, através do site oficial e escolher o curso desejado.
De acordo com a professora Socorro Meireles, responsável pela Plataforma Freire na Seduc, podem se inscrever quem ainda não possui graduação ou quem possui licenciatura, mas deseja fazer um curso equivalente à área em que atua.
“É importante destacar que a 1ª Licenciatura é destinada aos professores sem formação superior; a 2ª Licenciatura para professores licenciados, mas que atuam fora de sua formação específica e Formação Pedagógica para bacharéis sem licenciatura. Para efetivar sua pré-inscrição nos dados do professor devem constar no Censo Escolar de 2009”, acrescenta.
As Instituições de Ensino Superior que participam do PARFOR no Estado são: Universidade Federal do Piauí – UFPI; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI e Universidade Estadual do Piauí – UESPI que juntas estão disponibilizando 4.090 vagas em 21 pólos: Amarante; Angical; Barras; Batalha; Bom Jesus; Canto do Buriti; Corrente; Curimatá; Floriano; Fronteiras; Luzilândia; Oeiras; Parnaíba; Paulistana; Picos; Piripiri; São João do PI; São Raimundo Nonato; Teresina; União e Uruçuí. Os professores de Esperantina poderão optar por estudar em Batalha ou Luzilândia ou Piripiri.
Mais informações sobre a Plataforma Freire através do telefone: 0 800 61 6161, opção 4. Pelo telefone da Secretaria Estadual da Educação: (86) 3216.4442/ 3216.3805 ou através do site: http://freire.mec.gov.br/
Colaboração: Carlos Araújo