Na última sexta (19), o Prefeito Francisco Limma mandou notícias de sua ida à Europa em virtude da Missão Internacional promovida pelo SEBRAE, juntamente com mais oito prefeitos brasileiros premiados no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2010, contemplados com o projeto de metodologia e aprendizagem empreendedora através de viagens.
Por e-mail, o prefeito Limma descreve um pouco da experiência e fala da saudade do país. “A viagem tem sido uma boa experiência, enquanto gestor e pessoalmente. As experiências municipais, conhecer de perto o velho mundo, os seus problemas e as suas belezas, a convivência com o grupo, a vivencia em um país estranho do nosso. Jamais imaginei que algum dia ia sentir tanta falta do nosso calor. Ah! Como é bom viver no nosso Brasil”, declara.
Limma ainda comenta sobre os efeitos da ultima crise econômica e a preocupação de prefeituras e população em encontrar saídas para os déficits no país em áreas como saúde, emprego, educação e juventude.
“Fiquei impressionado como as prefeituras que estão preocupadas em ajudar a encontrar saídas para essa crise mundial, que também é uma crise de um modelo. Existe quase que um movimento para reinventar deforma criativa as cidades. Sentiu-se um esforço coletivo de juntar poder público, empresas e universidades para encontrar soluções conjuntas e desenvolver ações voltadas para a busca do conhecimento em áreas estratégicas como alimentação, comunicação, biotecnologia,biomedicina, turismo, etc”, relata.
Segundo Limma, a importância internacional do Brasil é percebido no interesse dos gestores estrangeiros em conhecer as ações realizadas por aqui. “Sentimos um grande interesses pelas experiências e mercados brasileiros. Ao que parece, o Brasil tem hoje uma boa imagem aqui fora”, diz.
A Missão Internacional ainda continua até o próximo dia 25, quando os gestores retornam ao país. A comitiva é formada por prefeitos brasileiros premiados na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2010, realizado em Maio deste ano, em Brasília, no qual o Prefeito Francisco Limma, de São João do Arraial recebeu o troféu de Prefeito mais empreendedor do Nordeste.
Os prefeitos premiados e que participam da Missão Internacional são: Helder Ignácio Salomão, de Cariacica (ES); Celson Paulo Banazeski, de Colíder (MT); Roberto Ramalho Tavares, de Ipatinga (SP); Gilmar José Benkendorf Silva, de Munhoz de Melo (PR); Francisca Shirley Ferreira Targino, de Messias Targino (RN); Eduardo Pedrosa Cury, de São José dos Campos (SP) e Francisco das Chagas Limma, de São João do Arraial (PI).
Na ilha de Palma de Mallorca, os prefeitos participaram do 2º CICI -Congresso Internacional de Criatividade e Inovação Social), onde ocorreu uma mesa redonda com o tema: INOVAÇAO SOCIAL, EMPREENDEDORIMO EGESTAO DE CIDADES. Dentre as autoridades da ilha, participaram do congresso: Miquel Perelló, diretor geral de inovação e formação do governo das Ilhas Baleares; Joan Ferrá, prefeito de Puigpunyent e diretor da Federação de Prefeituras de Ilha de Mallorca; MiquelRosselló, vice-presidente do Conselho de Mallorca; Maria CristinaFerrer, secretária de educação da Prefeitura de Palma de Mallorca e a diretora da área de projetos do Conselho de Mallorca, Maria Cristina.
Em Barcelona, os prefeitos conheceram o edifício histórico no qual se encontra a sede da prefeitura. O embaixador-cônsul do Brasil em Barcelona, Marco César Naslauski, foi quem recebeu os prefeitos e os acompanhou durante uma visita pela cidade. Os prefeitos ainda se encontraram com o Secretário de Comércio da Prefeitura de Barcelona,Roger Pallarós, que apresentou aos gestores brasileiros o plano comercial da cidade.
Já no Centro de Pesquisas e Estudos Culturais de Barcelona (CERC),tiveram acesso a dicas valiosas de dois experts em consultoria a prefeitos: Toni Puig, que falou sobre a importância de repensar acidade, reestruturar seu conceito e comunicar essa “nova cidade”, dando a ela visibilidade tanto interna como externa, e Félix Manito, que falou do projeto “Cidades Criativas” e de como é possível pensar a economia da cidade criativamente.
Em Girona, A primeira visita foi ao Parque Tecnológico , que é uma iniciativa que reúne a Universidade de Girona (UDG), a prefeitura e variadas iniciativas privadas. A comitiva ainda visitou duas empresas incubadas no Parque Tecnológico, uma delas especializada em pesquisa com cordões umbilicais e células-mãe.
A outra empresa, chamada WIKILOG, conecta tecnologia, cidades e itinerários turísticos. Eles ainda se encontraram com os diretores das ONGs Plataforma Educativa e Fundação Utopia que trabalham projetos de desenvolvimento local através de fundos da cooperação internacional entre Europa e América Latina.
Em Milão, os prefeitos foram recebidos pelo embaixador Luiz Henrique Fonseca no Consulado Geral do Brasil em Milão. Nessa oportunidade, os prefeitos apresentaram a razão da premiação e foram homenageados pelo embaixador que de maneira entusiasmada parabenizou aos premiados.
Acompanhados da representante do Setor Comercial do Consulado Geral do Brasil em Milão, a comitiva foi recebida na Câmara de Comercio de Milão, onde se reuniram com o Sr. Andrea Bonalumi, que dirige o Serviço às empresas e sua internacionalização na Promos Milano, que é uma agência especial da Câmara de Comércio Italiana para a atividade Internacional.
Colaboração: Christianne Melo