Estiveram reunidos na manhã de hoje (12), no gabinete da Prefeitura Municipal de Esperantina participando de uma audiência com o Prefeito Chico Antônio, para tratar do inicio das obras de construção do prédio da Agência do Instituto Nacional de Seguridade social no Piauí – INSS no município, o atual gerente executivo da Instituição, Carlos Augusto da Silva Viana, acompanhado do engenheiro e chefe de logística, Raimundo Alves Pereira.
Também estiveram participando da referida audiência a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantina – STTR, Inês Monção, a atual gerente do Esperantina-PREV, professora Conceição Mourão, o assessor de Comunicação da Prefeitura, Paulo melo, o Vereador Luis Ana, bem como também, o Secretário Municipal de Infra Estrutura, Francisco Sampaio Quaresma.
O engenheiro Raimundo Alves, explicou que no próximo dia 08 de dezembro acontecerá em Teresina a abertura do processo de licitação para escolher a empresa que será responsável pela execução da obra e que até o final do ano, a empresa vencedora da licitação é obrigada a está instalada no município e iniciar a obra.
Raimundo Alves disse que a empresa vencedora terá um prazo de seis meses para entregar a obra para a população.
Já o gerente executivo, Carlos Augusto, chegou a declarar que a construção da Agência do prédio do INSS no município está orçada em torno de R$ 1.300,000,00 reais, somente com a construção, enquanto outros R$ 200.000,00 reais serão gastos com equipamentos e mobiliários.
Carlos Augusto afirmou que o prédio será bem moderno e não será mais necessário que o trabalhador seja obrigado a ter que deixar Esperantina e recorrer a um outro município em busca de resolver problemas relacionados a aposentadoria, pensão, salário maternidade, auxilio doenças, auxilio reclusão ou qualquer outro tipo de benefícios.
“Esta nova Agência vai dispor de uma Assistente Social, Peritos Médicos, além de alguns Técnicos Previdenciários que ficarão a disposição para atender toda a população que necessitem de atendimentos junto ao órgão.”, disse o gerente.
Para o prefeito Chico Antônio, a construção da Agência do prédio do INSS em Esperantina, vem de uma luta antiga e que iniciou desde quando o mesmo assumiu a Prefeitura da cidade.
“Tinha gente que dizia que esta construção não iria sair do papel e agora estamos vendo que a licitação já vai acontecer, e no entanto, para nós é motivo de alegria, já que daqui a alguns meses não será preciso as pessoas de nossa cidade ser obrigada a sair daqui para resolver os seus problemas em outros municípios”, declarou Chico Antônio.
O prefeito finalizou dizendo que o terreno onde será construído a Agência do INSS no município foi cedido pela Prefeitura Municipal em comodidade com a Câmara Municipal e vai funcionar no local onde funciona atualmente o Departamento de Transportes.
Inês Monção do STTR, disse que a construção da Agência do INSS no município é um fato histórico e de grande relevância para a população, principalmente que não vai ser mais necessário se deslocar para outras cidades gastando dinheiro e tempo.