Exclusivo: Determinado horários de funcionamentos de Bares e Similares em Esperantina
Foi realizado na manhã de hoje (14), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Esperantina, uma Audiência Pública para tratar sobre a proibição de bebidas alcoólicas para menores de idades, bem como também, a respeito do horário de funcionamento de Bares e Similares existentes no município.
Estiveram participando da grande reunião de interesse público o atual Promotor de Justiça Dr. Sergio Reis Coelho, a Delegada Regional da 13ª Delegacia de Policia Civil, Georgiane Karine e o Delegado local, Gregório Neto.
Vale ressaltar que dos noves Vereadores que compõem atualmente o Poder Legislativo Municipal somente esteve participando da importante reunião o Vereador Paulo Afonso dos Santos Sousa, o popular Paulo Brasil (DEM). Já pelo Poder Público Municipal, esteve presente o atual Secretário de Finanças e Suplente de Vereador, Francisco das Chagas Oliveira, o popular Tim-Tim (PRB).
Dr. Sergio Coelho iniciou a reunião explicando todos os pontos que seriam debatidos e aproveitou para falar que assim que chegou no município de Esperantina encontrou uma cidade cheia de bichos soltos pelas Ruas, terrenos bagunçados e esgotos a céu aberto e que aos poucos tudo seriam organizados.
Ao falar da proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores, o Promotor enfatizou que pessoalmente chegou a presenciar uma criança de 10 anos de idade consumindo bebidas alcoólicas em um determinado Bar do município e que considerou como inadmissível.
Segundo o Promotor todos os donos de bares e similares da Zona Urbana e Rural de Esperantina terão um prazo de 15 a 20 dias para se adequarem a esta medida e que a partir do dia 01 de novembro quem for pego vendendo bebida alcoólicas para menores de idade serão punidos com uma multa pesada no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
“Estarei juntamente com o pessoal da Policia e do Conselho Tutelar fiscalizando todos os Bares e similares, caso alguém seja pego em uma dessas nossas andanças, tanto o menor como quem vendeu a bebida e o cigarro serão punidos na forma da Lei, conforme determina o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que fala desta proibição, e que a pena para este tipo de caso, varia de 02 a 04 anos de reclusão”, declarou o Promotor.
No final da reunião, depois que muitos dos comerciantes presentes tiraram suas dúvidas com as autoridades, ficou estabelecido entre ambas as partes que será terminantemente proibido a venda de cigarros e bebidas alcoólicas para menores de idade, além de que o horário de funcionamento dos Bares e Similares a partir de agora ficarão abertos durante a semana de segunda a quinta-feira, até as 2:00 horas da manhã, enquanto nos finais de semana que corresponde de sexta a domingo, só poderão ficar abertos até as 3:00 horas da madrugada, com nenhuma exceção.
Outro assunto que foi debatido durante a reunião foi com relação ao funcionamento de som nas imediações da Praça Leônidas Melo, segundo o Promotor o som só será permitido até as 23:00 horas.
Já com relação ao período de festejos e shows musicais no município, o horário estabelecido poderá ser modificado mediante autorização somente da Policia.
Dr. Sergio Coelho aproveitou a Audiência para cadastrar todos os presentes, segundo o Promotor a partir de agora ficará mais fácil controlar o funcionamentos destes bares, além de saber qual deles já houve algum tipo de crimes no passado.
“Gente, Eu quero dizer, que aqui, não tem ninguém ingênuo, todos sabem o que estamos falando, e o que pode, e o que não podem fazer, caso contrário, aqueles que forem pegos fazendo a coisa diferente, com certeza serão punidos na forma da Lei”, falou o Promotor sobre a nova medida imposta no municipio.
O Promotor finalizou a Audiência agradecendo a presença de todos e disse que iria solicitar o apoio de outras entidades, bem como também, dos Vereadores Municipais e da sociedade civil organizada na divulgação desta nova medida a bem da população do mupnicipio.
“Nós estamos fazendo a nossa parte agora cabe aos nobres Vereadores Municipais transformarem esta medida em um Projeto de Lei Municipal”, ressaltou o Promotor.
Veja com exclusividade toda a cobertura desta Audiência Pública:
Fico feliz com ações iguais essas vindo do poder público, tenho certeza que essa medida irá minimizar a marginalidade de nossa cidade, estou confiante na firmeza e na competência dos delegados e do promotor justiça que tomaram essa atitude impa em nossa cidade, ainda tenho esperança de que nenhum política tente intervir de forma contraria a medida tomada pelas autoridades. A situação mais bizarra desse episódio e a ausência das principais autoridades publicas que representam nosso povo, principalmente vereadores que tiveram uma maioria muito grande de votos em nossa cidade, em tese foi o povo quem colocou esses vereadores no poder, é inademisivel que somente um vereador tenha comparecido na audiência publica, isso é papel básico de um vereador, acompanhar ações como essas.
Agradeço ao senhor promotor de justiça pelo grande trabalho desenvolvido, mais tenho um irmaõ que é viciado em jogo de caipira, e em nossa cidade o jogo a sem lei,baralho e até grandes Bingo de varias motos e até de dinheiro, e o senhor fechar os bares proibir a nossa venda de bebida e os jogos de bingo,caipira, a todo vapor só porque é de pessoas influentes.
É verdade acho que o senhor promotor deveria PROIBIR jogos de baralho nas esquinas e nos bares..essas pessoas começam a jogar por diversão e acabem se viciando..
Realmente senhor Francisco Américo o senhor esta coberto de razões, essa é uma reivindicação importantíssima, nossa cidade também esconde esse mal que esta aos olhos das autoridade de nossa cidade, esperamos que o poder público também tome uma atitude logo, logo, o jogo é um abraço do álcool, o vicio de um ou do outro leva para o mesmo caminho, a miséria.
Vale parabenizar as iniciativas do Digno Promotor no caso dos animais, dos menores conduzindo veiculos, ingerindo bebidas e no horário de funcionamentos de bares e similares, além da questão do som abusivo ao lado da Igreja Matriz. Há ainda que serem adotadas providências no caso de jogos de azar, incluindo os bingos comerciais.
Parabenizamos a atuação do promotor, vizando melhorias em vários setores para a cidade, não só qto aos terrenos baldios, bem como proibindo a venda de bebidas alcoolicas para menores, o que é comum na cidade, adolescentes que mais parecem crianças não só comprando, como tb bebendo e dirigindo veiculos automotores, já os carros de som na Praça Leonidas Melo, principalmente nos períodos de festejo é comum amanhecerem o dia disputando quem quem faz maior barulho só parando depois que a missa na igreja matriz inicia… um absurdo, com certeza os moradores vizinhos da referida praça agradecerão as medidas tomadas
Estar de parabens o Ministério Público, tem que proibir esses tipos de delitos, mas quero lembrar que o M.P. a Justiça e a Polícia não esqueça dos carros roubados, ainda tem vários na cidade, e aqui vou dar uma dica, com o rapaz de nome AIRTON FILHO e outros, estão com carros roubados.
Será que apolícia vai fazer vista grossa, só porque esse cara ai é filho de um policial. Se não tomar providencia vou denunciar para POLINTER. Pois tenho provas.
Pois é, todas essas mazelas que destoem as familias devem ser banidas de nossas vidas e só assim teremos uma melhor qualidade de vida no que se refere a PAZ E A TRANQUILIDADE nos lares de Esperantina. Reforço aí o pedido a proibição dos jogos em todas as modalidades, exceto aqueles bingos em beneficio de alguem doente, desde que seja comprovado em documentos expedido pelos médicos ou e em último caso ajudar alguem em estado de pobreza extrema.
Concordo com as restrições, mas não concordo é com a Justiça ter devolvido o carro do cigano que tinha sido apreendido pela seguna vez, que foi tirado pelo advogadinho da prefeitura de Esperantina – Piauí Dr. Raiimundo, e dexar presa a moto do professor DÊNIS. O cidadão fica preso e bandido tá na rua. Peço ao Prefeito Chico Antonio que proíba desses advogados que trabalham na prefeitura fiquem na porta da cadeia defendendo essses vagabundos. Eu votei no Chico mas se continuar assim anularei meu voto na próxima. Pois eu tava almoçando na churrascaria Avenida e vi o cigano tirando o seu carrão da cadeia, perguntei a um agente e ele disse que a Justiça liberou. Ai meu Deus, as coisas estão invertidas.
Que maravilha, agora Esperantina até que enfim encontrou autoridades certas para administrar nossa cidade e colocar leis e ordens na casa. Sr. Promotor não lhe conheço mas quero lhe parabenizar pelo brilhante trabalho onde o sr. defende nossa sociedade. E com certeza vc também esta salvando muitas vidas com essas medidas. Deus lhe abençoe…
Caro Promotor! Parabenizo-o pela iniciativa! Mais espero que sua iniciativa não fique em palavras e que os vereadores assumam o compromisso de tornar essa portaria numa Lei Municipal, e que você participe das rondas para presenciar o que a muitos anos nós vivenciamos aqui em Esperantina, a sua presença nas rondas juntamente com todos os envolvidos nessa 1ª batalha que destroi muitos lares e também poder cobrar mais agilidade nos policiais de nossa querida Esperantina ( pois quando são chamados passam horas e horas para aparecerem ) e que os mesmos se envolvam com mais dedicação nessa luta ( pois são grande aliados nessa batalha ). A mais tempo Sr. Promotor você estivesse nessa cidade! Esperantina clama pela suas ações… Obrigado….PARABÉNS A TODOS!!!
Se existe essa possibilidade de ainda ter carros roubados na cidade como diz ai o Carlos Sérgio em seu comentário de número 07, é bom a polícia investigar, doe a quem doer, seja lá quem for.
Até que em fim as regras que precisavam para começar a colocar Esperantina nos eixos. São pequenos defeitos que levam aos grandes, assim como pequenas ações podem fazer grandes avanços na vida de uma comunidade. O que falta mesmo é que as autoridades façam a sua parte para que o todo possa vir a ganhar e as famílias esperantinenses ajudem nesse trabalho, pois ele será para garantir um futuro melhor para todos. Não existe nenhuma maneira de vivermos em uma cidade melhor se ficarmos de braços cruzados.
Senhor Promotor, e quando é que você vai tomar as providencias a respeito desses ciganos deitarem e rolarem aqui em Esperantina, pois o mais inocente esperantinense sabe que eles são os principais distribuidores de drogas, dos jogos de azar em torno da Pedreira e do bingo do mauricio costa que só serve para beneficiar a ele mesmo usando a Liga Esperantinense que ele tambem comanda. Me desculpe pela sinceridade, sei tambem que você tambem é bem coerente e responsável e irá tomar as providencias necessárias. Muita saude e principamente sorte para você, tomara que nenhum politico interfira em seu trabalho.
Será se esses bares podem funcionar sem alvará? Pois pela matéria acima, não vi em momento algum o senhor promotor e demais autoridades interessados em saber se esses bares estão ou não aptos a funcionar regularmente e que eu saiba o alvará é inprescindivel em qualquer esbalecimento comercial, concorda comigo secretário TINTIN, você é a principal pessoas que deveria se atentar a isso, tocou nesse assunto na reunião? COM A RESPOSTA A PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPERANTINA.
Elia Jr quando é que tu vai deixar de ficar só na teoria e ir para a prática, seu ocioso.
concordo com O CARLOS SERGIO…como é que pode!a gente da um duro danado trabalhando honestamente…e esse pessoal é só mudando de carro,e nao dá um prego numa barra de sabao…e só vive na curtiçao…o que é que ta acontecendo com nossa esperantina,que ta cheio de carro do maranhao!!!È esse tal de AIRTON,CHICÃO,FONTENELE,BATISTA PIRES ENTAO, ATÉ GILBER CHAVES…ENTROU NESSA..ele mesmo dizia por aí que tinha um canal via maranhão!cade o policial FERNANDO…que só vive sorrindo com cara de besta na frente da delegacia ….MEU DEUS DO CEU…o pior cego é aquele que nao quer ver!