Ibope: Dilma lidera com 51%, mas cai no Norte e Centro-Oeste
O Ibope divulgou, na noite da última sexta-feira (17), mais uma pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Na média nacional, segundo o levantamento, a candidata petista Dilma Rousseff tem 51%, contra 25% do tucano José Serra e 11% de Marina Silva (PV).
Além dos números gerais, o Ibope também calculou o percentual alcançado pelos candidatos em segmentos do eleitorado como sexo e nas regiões do país. O quadro ao lado mostra as taxas de intenção de voto de Dilma, Serra e Marina nas últimas seis pesquisas realizadas pelo instituto.
Eleitorado masculino e feminino
Entre os eleitores do sexo masculino, Dilma aparece com 54% das intenções de voto, contra 24% de Serra e 10% de Marina.
Já entre as mulheres, a petista tem 49%, o tucano, 25%, e Marina, 12%.
Por região
Há movimentações significativas nas intenções de voto por região.
No Norte/Centro-Oeste, Dilma caiu nove pontos percentuais: de 55% para 46%; Serra foi de 25% para 30%, e Marina, de 8% para 13%.
No Sudeste, Dilma subiu quatro pontos percentuais: de 44% para 48%; Serra caiu de 31% para 24% e Marina foi de 10% para 14%.
No Sul, Dilma caiu dois pontos percentuais: de 44% para 42%; Serra manteve 35%, e Marina foi de 5% para 10%.
Sobre a pesquisa
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 49% e 53%; José Serra, entre 23% e 27%; e Marina Silva, entre 9% e 13%.
Dentre os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) –-, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 4% e os que se disseram indecisos, 8%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios de 14 setembro a 16 de setembro. A pesquisa foi encomendada ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. A pesquisa está registrada no Tribunal Sup
erior Eleitoral (TSE) sob o número 30271/2010.
O povo brasileiro parece não está mais ligando pra corrupção na politica ou então não anda assistindo Jornais, pois depois de tantas denuncias envolvendo o PT, dinheiro na cueca, Menssalão e agora por ultimo quebra de sigilo,trafégo de influencia envolvendo a casa civil ,casa civil que parece mais casa da mãe joana,mesmo com tudo isso a Dilma continua na frente nas pesquisas se é que se pode confiar em pesquisas na sombra dos Escritórios.Quero deixar claro que não sou politico, não sou
filiado a partido algun,sou um simples brasileiro que me ligo no que anda acontecendo no meu Brasil. Obrigado.
Dilma lidera as pesquisas e comemora. Isso só o possível porque o governo federal usa a máquina como nunca ninguém havia feita na história desta nação. Assim, com métodos pouco ortodoxos, nada republicanos, a Dilma vai abrindo grande vantagem. Mas a casa pode cair…