Consolidar a descentralização da rede de saúde e avançar na qualificação dos profissionais, garantindo um atendimento cada vez melhor em todas as regiões do Estado, é a grande meta do governador e candidato à reeleição, Wilson Martins, para levar saúde mais perto de quem mais precisa.
Criar a Rede Estadual de Prevenção do Câncer, com a abertura de unidades de diagnósticos oncológicos em Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus; expandir o Samu; construir mais UTI´s e centro de diagnósticos nos hospitais regionais; e instalar Unidades de Pronto Atendimento em todas as regiões; são apenas algumas das ações que o programa mostrou e Wilson irá fazer para melhorar a qualidade no atendimento à saúde. “Vamos ampliar e melhorar a infraestrutura, adotar uma gestão mais eficiente, e valorizar os profissionais de saúde. Tudo para que o paciente tenha sempre um atendimento rápido, eficiente e humano. Também vamos cuidar da prevenção, considerando o princípio de que é bem melhor prevenir do que remediar. Queremos ver nossa gente vivendo mais e com mais saúde”, afirma Wilson.
Para o governador, a experiência que já teve na área da saúde, como médico neurocirurgião do hospital Getúlio Vargas, e também enquanto gestor, quando secretário de saúde de Teresina, despertou nele a sensibilidade para querer resolver os problemas de saúde do Piauí. “Essas experiências, de atender à população, sentindo na pele as dificuldades, quando exerci o meu papel de médico no setor público, e, por outro lado, de ser gestor nessa área, fizeram-me compreender os vários lados da saúde do nosso Estado. Por isso, quero ser o governador que resolveu, definitivamente, os problemas da saúde do Piauí”, enfatiza o candidato do PSB.
Cuidando da Saúde da mulher
Wilson pretende dar uma atenção especial à saúde da mulher, por isso vai criar um Centro de Referência da Saúde Feminina, que atuará nas áreas de prevenção, diagnósticos, tratamento e maternidade. E ainda pretende ampliar a cobertura dos exames pré-natal por meio das unidades básicas de saúde. Também será construirá o Hospital Materno-Infantil de Teresina, que vai reunir, em um só local, o atendimento à mulher e à criança.
Atenção especial aos jovens
Ele ainda promete cuidar dos problemas que afetam os jovens e preocupam as famílias, como a gravidez precoce, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a recuperação da dependência química. Por isso, vai criar o Programa de Saúde do Adolescente para focar, principalmente, na prevenção de DST/AIDS, dependência química e gravidez precoce.
Em relação às dependência química, Wilson irá criar um programa permanente de atenção aos usuários de drogas, enfrentando a questão como um grave problema de saúde pública.