Após Censo, Piauí poderá ganhar novos municípios
O Censo Populacional que está sendo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em todo País poderá fazer com que o Piauí ganhe novos municípios. A informação é do consultor legislativo da Assembléia Legislativa do Piauí, Adauto Soares, segundo o qual o Censo explicitará uma nova malha populacional, possibilitando que povoados venham a se tornar municípios.
No entanto, o processo ainda poderá ser demorado. Segundo Adauto Soares, para que um povoado seja emancipado politicamente e administrativamente é necessário preencher alguns requisitos: possuir viabilidade econômica, o eleitorado deve corresponder a 50% da população e possuir toda a infra-estrutura de escola, mercado, igreja, cemitério, etc. Outro impasse pode ser determinante para a transformação de povoados em municípios. “A PEC 13, que está em tramitação no Senado Federal, determina que o povoado tenha o número mínimo de 5 mil habitantes, e tem a Emenda Constitucional 15, que diz que precisa de, no mínimo, seis mil habitantes.
Enquanto isso, o processo de emancipação, tanto no Piauí quanto nos demais Estados da Federação, estão parados.
No Piauí vários povoados podem vir a se tornar municípios, como Lagoa Seca, no município de Esperantina, Marajá dos Almeidas em Batalha, Capim Grosso e Barrocão no município de Luzilândia, Angelim do Piauí, que pretende se emancipar de Miguel Alves, Riacho de Santa Maria que pretende se emancipar de Campo Largo, são alguns exemplos.
MUITO BEM!!!TEMOS VÁRIOS LUGARES DÍGNOS DE PASSAREM À CATEGORIA DE CIDADE, POR EX: CANTO DA VÉLHA, BONFIM,VARJOTA,TAPUIO,LIMOEIRO.ANGICO DA ARARA etc. TUDO ISSO PRA NÃO FICAR NINGUÉM FORA DO ESQUEMA,PRA TODO MUNDO MAMAR À VONTADE!!! DEVIAM ERA DIVIDIR O PIAUI EM DOIS UMA PARTE PARA O CEARÁ E A OUTRA PARA O MARANHÃO,POIS SÓ SERVIMOS PRA DIVIDIR OS DOIS ESTADOS E SERVIRMOS DE MANGOÇA LÁ FORA . DEVIAM TOMAREM TENTO E DEIXAR O POVO EM PAZ! SE ELEJAM POR LÁ MESMO. VOTEM ENTRE SÍ.E PRONTO E BREVE ESTARÃO SE MATANDO UNS AOS OUTROS.
COMO DIZ O ZÉ RAMALHO, ASSALTAR DE PONTA A PONTA. QUEM SERÁ O RATO QUE TEVE A “BRILHANTE IDÉIA!!?
Protocolado pedido de novas emancipação não tem outro objetivo, se não só criar mais empregos políticos, secretarias para a prática de desvios de recursos, gerando assim, mais corrupção.
Criação de novos municípios só pode ser coisa de político interessado em se arrumar, eles não estão nem ai para o povo, para educação, saúde, empregos legais, segurança, etc..
Estão sim, pensando desde de já nos famosos esquemas.
MEU POVO VAMOS ABRIR OS OLHOS, CHEGAR DE TANTO ESQUEMAS ILÍCITOS.
Emancipar esses povoados é formatar ainda mais a miséria e roubalheira. Lagoa Seca por exemplo, não tem a mais elementar estrutura física para se tornar um município, espero que isso não aconteça. pois o povo não aguenta mais tanta corrupção, roubalheira, picaretagem e farras com o dinheiro público.