Durante o debate da noite de quinta-feira na TV Meio Norte, o candidato ao Senado pelo PT, Antônio José Medeiros, declarou que o Estado tinha dificuldades para crescer porque a postura da maioria dos políticos era de pessimismo, principalmente os opositores às atuais mudanças. Segundo ele, a população precisa estar otimista em relação ao futuro de seu Estado para transformar o Piauí em uma “região ganhadora”.
A expressão retrata uma região da Itália que conseguiu prosperar em modo local, apesar de todas as influências da globalização sobre o mercado. “É uma região que produz muito e também consome, através de várias sistemáticas de produção e comercialização. O Piauí é propício a se tornar uma região ganhadora”.
Para Antônio José, para chegar a este objetivo o Piauí precisa aumentar sua produção e diversificar seus produtos. Segundo ele, os números mostram que isto já vem acontecendo, mas falta ampliar a infraestrutura atual para garantir o crescimento maior para o futuro. “Parte da infraestrutura que precisamos já foi implementada e outras obras muito importantes estão iniciadas ou iniciam ainda este ano, como a construção de cinco hidroelétricas no rio Parnaíba. Temos ainda mais estradas, aeroportos mais modernos e de maior capacidade, revitalização da malha ferroviária e a conclusão do Porto de Luís Correia”.
Antônio José completa: “Tudo isso, somado às políticas de crédito e incentivo á produção, poderá tornar o Piauí uma região ganhadora. Mas com o pessimismo de antes este sonho fica mais difícil. Vamos pensar pra frente. Precisamos trabalhar com pessoas otimistas”.