Começou neste sábado, 14 de agosto, Dia da Parnaíba, a programação de aniversário de 166 anos de emancipação política do município, com a coordenação do prefeito José Hamilton Castelo Branco. As atividades começaram às 8 horas da manhã, com missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça. Em seguida o prefeito e as autoridades presentes participaram de solenidade cívico-militar em frente à Câmara Municipal, com assinatura de atos oficiais.
Um dos atos oficiais da cerimônia alusiva aos 166 anos de Parnaíba, na manhã deste sábado, 14 de agosto, na Praça da Graça, será a sanção, pelo prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, da lei que oficializa as três datas magnas do município de Parnaíba. São elas 11 de junho de 1711, dia em que foi criada a Vila Nova da Parnaíba (Vila Nossa Senhora de Monteserrathe da Parnahyba); 18 de agosto de 1762, data da criação da Vila de São João da Parnahyba; e 14 de agosto de 1844, elevação da vila à categoria de cidade. Esta lei resulta de um projeto enviado pelo prefeito José Hamilton à Câmara Municipal de Parnaíba e que foi aprovado em segundo turno pelos vereadores, na noite da última quinta-feira(12).
Também será sancionado pelo prefeito José Hamilton outra lei oriunda de projeto do Executivo Municipal mudando a denominação do Bairro Planalto para Planalto do Monteserrathe, em homenagem ao primeiro nome da cidade de Parnaíba. A Câmara Municipal também aprovou projeto semelhante, de autoria do vereador Reinaldo Filho, denominado de Bairro Conselheiro Alberto Silva, à área da cidade de Parnaíba que inicia na Rua 19 de outubro em direção à comunidade Portinho. A homenagem é uma referência ao ex-governador e ex-senador parnaibano Alberto Tavares Silva.
Fonte: Portal Az