Arte e Cultura

Escolas da Rede Municipal comemoraram o Dia do Estudante

Alunos O Dia do Estudante comemorado em 11 de agosto em todo o Brasil foi comemorado por algumas escolas de Esperantina. Escolas da Rede Municipal, a exemplo da David Caldas proporcionaram aos alunos aulas extraclasse, com brincadeiras, jogos, músicas e muita diversão. O local escolhido pela direção, professores e alunos para realizar as atividades foi a Praça Leônidas Melo. Durante toda a manhã da última quarta-feira, (11). O local foi tomado pelos os alunos que comemoraram de forma diferente o dia do Estudante.

Já os alunos do EJA da Escola Municipal São Benedito realizaram suas atividades em comemoração ao Dia do Estudante a noite na própria escola com gincana e outras atividades.

Vale lembrar que a maioria das escolas optou por realizar suas atividades somente no dia 22 de agosto, data em que se comemora também o dia do folclore e ai essas escolas irão comemorar ao mesmo tempo o dia dos pais, dia do estudante e dia do folclore.

História do Dia do Estudante. Como nasceu o dia do Estudante.

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Veja alguns outros registros da comemoração:

Alunos Alunos Alunos e Professores

Colaboração: Carlos Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo