EsportesGeral

Praça está sendo usada como campo de futebol em Esperantina

Praça Lages RebêloO esperantinense e funcionário público federal, Dilke Fortes Filho, que tem residência na cidade de Esperantina, localizada nas imediações da Praça Lages Rebelo, na parte central da cidade, precisamente por trás da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, enviou E-Mail para a redação do jornalesp.com denunciando que algumas crianças, adolescentes e até pessoas adultas, estão destruindo a tradicional Pracinha do município com a pratica esportiva.

No seu E-Mail, Dilke Fortes solicita das autoridades Municipais e até mesmo do representante do Ministério Público Estadual que tomem as devidas providências urgentes quanto a questão da utilização da referida Praça com a pratica esportiva e outros fins.

“Praça não é campo de futebol”, relatou Dilke Fortes.

Segundo o funcionário público federal, na Praça Lages Rebêlo diariamente no final das tardes, os moradores vizinhos e as pessoas que passam perto da referida Praça perderam privacidade em virtude do exagerado conglomerado de jogadores, adultos e jovens, com gritaria, algazarra, além de até motos percorrendo em cima da Praça, bolas constantes caindo nos portões das casas, bolas pegando nos veículos que trafegam pela imediações do local.

De acordo com o morador, as pessoas não podem mais andar por cima da Praça que correm o risco de pegar uma bolada ou ser machucada por uma moto ou até mesmo uma bicicleta.

“É uma verdadeira perturbação provocada pelos jogadores de futebol nesta Praça, no entanto a Prefeitura tem que tomar providências, pois Praça é para andar, passear, ficar conversando, namorar e não para jogar futebol, tem que fazer vistoria, pois é uma área pública, a Polícia também tem que tomar providências, o Ministério Público também, se for o caso até entrar com uma Ação Civil Pública contra a Município de Esperantina baseado nos artigos 129, III e 225 da Constituição Federal e na Lei Federal nº 7.347/85. Futebol é muito bom, gostoso demais, mas para se jogar em local devido, em campos, em quadra, sem colocar em risco as pessoas” declarou o morador.

DilKe Fortes finalizou a sua denuncia relatando que a estética urbana se constituiu em constante preocupação dos povos civilizados e se encontra inserida na temática do moderno urbanismo, tem que se cuidar dos aspectos artísticos, panorâmicos, paisagísticos, monumentais, históricos, de interesse cultural e turísticos da comunidade zelando pelas Praças, pelo patrimônio público.

“O uso indevido da área destinada a Praça localizado no centro de Esperantina, caracteriza-se ilícito civil de natureza pública. É portanto, inadequado a destinação de jogos nessa praça, pois a mesma tem dimensão pequena, isto é, faz com que os jogos de futebol nela tenha uma destinação que contraria o Código de Postura do Municípios e as Leis. A Praça Lages Rebelo é uma zona de proteção ambiental, de espaços abertos para pessoas passar, passear e para plantas, quem passa na hora do jogo é obrigado a andar no meio da Rua, em via de circulação de veículos, correndo risco até de ser atropelado por algum veículo, pois na referida Praça corre o risco de levar uma bolada.

Praça é uma coisa e campo ou quadra de futebol é outra coisa. Andar pela Rua movimentada, no meio do tráfego de veículos não é recomendável para ninguém, mas em Esperantina no final da tarde as pessoas são obrigadas a fazer isso perto da referida Praça”, falou Dilke Fortes.

O denunciante esclareceu ainda que o local é inadequado para jogar futebol, Praça é para lazer e recreação, passear, andar. Jogar futebol é uma atividade recreativa mas não em Praça.

Dispõe o artigo 3º, III, da Lei nº 6.938/81:

É a degradação da qualidade ambiental resultante de atividade que direta ou indiretamente,  prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população.

Então, conclui-se que esta atividade é uma verdadeira lesão ao meio ambiente, existem ainda os interesses coletivos (moradores, vizinhos, pessoas que passam na mesma correndo risco). Essas pessoas jogando bola na Praça Lages Rebêlo causam interferência no tráfego local, põem em risco quem passa perto e de quem fica na porta de suas casas no final da tarde.

Portanto, providências urgentes senhores autoridades devem ser tomadas antes que alguém se machuque !

Dilke Fortes Filho

11 Comentários

  1. Dilke enquanto os jovens estão nas praças eles estão longe das drogas e de outras tentações!!
    A solução não é proibir e sim conscientizar os mesmos dos males que causam a ordem ao patrimonio e ao sossêgo público.
    Numa cidade que cresce ainda cm a lentidão do secúlo passado precisa avançar principalmente no apoio a grande idéias.
    Sr secretário de cultura e esportes cuide da cidade incentive a pratica esportiva,apoie as escolinhas ,grupos de capoeira,realize passeios ciclisticos,revitalize a beira rio ,crie caravanas culturais nos bairros trabalha rapazzzzzzzzzzzzz

  2. Ainda hoje o Dilke briga pra não jogarem bola nessa praça…há mais de 10 anos que ele faz isso…até eu já joguei bola nessa praça…kkk

  3. Atençao!!! quem tiver carro ou moto pra lavar pode levar ali na rua da independência no lava-rápido público ou seja, num xafariz que servia para as pessoas usarem sua água.Más nem uma placa proibindo tal prática, o secretário colocou.tamanha a preocupação do mesmo com a coisa pública.

  4. Caro colega, concordo com você que o esporte mantem os jovens longe das drogas, mas que sejá práticado em ambiente adequado, como é o caso de futebol, pois futebol é um esporte que se usa a força dos pés, bola com velocidade pode machucar pessoas que circulam por perto, principalmente crianças.

  5. Caro dilke, nos jogamos bola nessa praça pois não há nenhuma quadra disponivel, pois a unica que ainda nao precisava de oficio para jogar bola foi destruida pela prefeitura de esperantina na gestão do ex secretário de obras.Por isso nós nos divertimos lá!!!

  6. Rpz. Eu jogo na referida pracinha atraz da igreja, e nois só jogamos lá pq na referida cidade nos nao temos acesso a nenhum campo de futebol ou quadra, pq como vc msm disse a praça nao é lugar de jogar bola, mais como é q agente vai jogar em outro lugar? se nao tem lugares disponiveis , o ginasio NOGUEIRÃO do kais, presisa-se de OFIÇIO para jogar lá do msm jeito é o ginasio da avenida conheçido com DIDIMO DE CASTRO, se vc quiser que paremos de pertubar vcs faça um OFIÇIO para nois jogarmos em um dos ginasios da cidade de Esperantina.
    E sobre os pedestres andarem no meio da rua, isso é uma grande mentira, pq toda vez que vem alguem perto de onde jogamos, Idosos,Adultos,Jovens ou crianças nois paramos de jogar pra eles passarem, i sobre os vizinhos reclamarem de barulho e outras coisa como vc disse isso é uma grande mentira, pq nunca ninguem veio reclamar com agente, só VC . :@

  7. Sr.Dilke está certo, na minha época essa pracinha servia pra conversar,namorar, dar umas voltinhas de bicicleta em torno da mesma, me entristeceu quando estive aí e vi o abadono que se encontra uma das maravilhas da minha juventude.E por que esses jovens não procuram outros lugares?Com certeza tem muitos outros espaços por aí que não precise de “OFIÇIO”. Porque não usar o tempo livre pra ler um bom livro?

  8. Caro Dike vc so sabe reclamar para niguem jogar mais la na referida pracinha ao inves de eu meu amigo David lages e outros mais naum tem lugar para jogar.Os ginasios todos estao super lotados os horarios naum tem nenhuma vaga,antigamente agente jogava na quadra vermelha atraz do colegio david caldas,mas a prefeitura mandou-a detroir os bancos e agora naum é mais cercada e todo cheia de cactos de vidro que os vandalos jogam por la…
    Ao inves de mandar um email para o jornalesp.com vc deveria mandar um email para a prefeitura tomar providencias para arrumar um oficio em algum ginasio da cidade ou madar ajeitar a quadra vermelha atraz do david caldas.Se quiser que ninguem jogue mais na pracinha faça isso se não NUNCA vou parar de jogar na pracinha por sua causa.Senhor Dike vc naum tem moral de fazer nada contra a gente!!!

  9. Sr. Dilk vi que vc esta muito errado em todas as palavras que disse.Vc é o unico que reclama de todos nos…Vc acharia melhor estarmos usando grogas bebendo, e enquento nos estamos ali estamos nos divertindo Caro….Vc cita lei de numero tal e de tal eu acho que uma coisa simples dessa nao precisa vc falar nisso pq é um mero exagero de sua parte …por isso lhe pesso nos respeitamos as pessoas que passam na praça e respeitamos vc mas para que lhe respeitemos vc tem que em primeiro lugar nos respeitar o que vc nao esta fazendo epor isso nao podemos entrar em acordo com vc pq vc é grosso e trata os jovens como se fossem pessoas tolas …e eu tenho caro que vc um dia foi jovemmm……

  10. Belas benfeitorias que os Themistoclys fizeram em Esperantina, seus Ginasios estao iguais as suas casas existem, mas não podem ser ultilizadas!
    Obras desse porte não precisa aqui..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo