Projeto cabra de leite será incorporado na merenda escolar
A Prefeitura Municipal de Esperantina, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Empreendedorismo e Trabalho, está desenvolvendo no município um projeto piloto para o aproveitamento do leite da cabra na merenda escolar.
De acordo com o Secretário da pasta, Patrocollo da Silveira, o projeto cabra de leite nasceu com a idéia de geração de emprego e renda através dos criadores de caprino com a produção de leite.
Patrocolo Silveira explicou que o prefeito Chico Antonio vem dando total apoio ao referido projeto, desde o inicio do seu mandato quando lançou a 1ª etapa em março de 2009 com a produção de silagem e feno e melhoramento genético.
“Já a 2ª etapa do projeto será com o curso de profilaxia e produção do leite e implantação da pasteurização do leite que estar sendo implantado na sede da própria Secretaria e o exame dos animais envolvidas na produção”, falou o Secretário.
Patrocollo da Silveira, disse que dois técnicos do SEBRAE se encontram em Esperantina realizando exames parasitológicos em feses do rebanho de ovino e caprino.
O médico veterinário Francisco Portela, falou para a nossa equipe de reportagem que o objetivo do exame é analisar o nível de contaminação por verminose e no entanto, a partir deste diagnostico se terá um plano de combate da mesma.
“Estamos fazendo o analise em todos os animais de criadores cadastrados na Secretaria, este exame é muito importante porque muitas das vezes os animais dos criadores morrem, sem que eles saibam da causa, e com a analise, o animal pode ser tratado com precisão, além de que o resultado do exame sai na hora”, declarou Portela.