Um estudo do IBGE trouxe um dado alarmante para pais de crianças e adolescentes em idade escolar. Segundo o levantamento, Teresina é uma das cidades brasileiras com maior incidência de bulliyng entre estudantes.O termo inglês, sem tradução no Brasil, é usado para definir comportamentos com diversos níveis de violência que vão desde chateações inoportunas ou hostis até fatos agressivos.
Ainda de acordo com a pesquisa, pelo menos 30,8% dos estudantes de Teresina, das redes públicas e privada já sofreram algum tipo de constrangimento por parte dos colegas.
Dados da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) mostram que no ano de 2009 foram registradas 146 ocorrências de violência em escoladas estaduais de Teresina. A maioria se deu nas zonas Norte e Sul, responsáveis por quase 60% dos casos.
A pesquisa
Durante a pesquisa, foi feita a seguinte pergunta aos estudantes: “Nos últimos 30 dias, com que frequência algum dos seus colegas de escola te esculacharam, zoaram, mangaram, intimidaram ou caçoaram tanto que você ficou magoado, incomodado ou aborrecido?”
No ranking das capitais com mais vítimas, aparecem Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Campo Grande e Goiânia. Teresina e Rio Branco estão empatadas na 10ª posição.
Com informações do G1