Estudantes de Esperantina recebem capacitação em primeiros socorros pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), realizou, na última quarta-feira (23), palestras em cinco escolas da rede pública estadual com instrutores especializados para discutir e instruir alunos e professores sobre a prática dos primeiros socorros.
O projeto está vinculado ao Programa Defesa Civil na Escola, que visa capacitar a comunidade escolar em temas relacionados à prevenção de desastres e proteção civil, contribuindo para a construção de uma cultura de segurança e resiliência.
No Piauí, cinco escolas da rede pública estadual receberam os palestrantes para a exposição do tema: Escola Agnelo Pereira, em Teresina; Escola Jacob Demes (Floriano); Escola Marcos Parente (Picos); Escola Petrônio Portela (Esperantina); Escola Raquel Magalhães (Parnaíba).
As palestras são essenciais para a capacitação de professores e alunos do 1º ano do ensino médio em noções básicas de primeiros socorros, promovendo a prevenção e segurança dentro do ambiente escolar e comunidade.
Para a Coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola, Valdite Leão, a participação de profissionais qualificados durante as palestras foi essencial para o sucesso das capacitações, garantindo que os participantes recebam o conhecimento necessário para atuação eficiente em situações de emergência.
“Esse é um momento muito importante onde a gente capacita os alunos e professores em primeiros socorros. Tivemos a parceria dos profissionais do Corpo de Bombeiros, onde a gente fez não apenas parte teórica mas como a parte prática. Então, é uma das ações do projeto onde a gente tem uma programação vasta. As próximas etapas serão a identificação de riscos das escolas e lançamento do programa no Estado”, ressalta a coordenadora.
Fonte/ PI.GOV.BR