Depois de obrigar o PT do Maranhão a apoiar a governadora Roseana Sarney(PMDB), o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu também, obrigar o PT do Piauí a se coligar com o PC do B para eleição deste ano.
A coligação será apenas para deputado federal como forma de salvar o mandato do deputado Osmar Jr. presidente dos Comunistas piauienses. O PT do Piauí decidiu em sua pré-convenção local realizada dia 5 último que, não se coligaria com ninguém na proporcional. O partido tem 18 candidatos a deputado estadual e sete para federal. Aliado histórico dos petistas, O PC do B denunciou o fato a Executiva Nacional petista. A decisão foi rápida e fulminante. O PT vai sim, se coligar com o PC do B no Piauí.
Agora, com a intervenção do Diretório Nacional, o partido vai ter que modificar toda a sua estratégia e aceitar o PC do B como coligado. No Maranhão a decisão causou revolta. O deputado Domingos Dutra(PT), iniciou uma greve de fome por tempo indeterminado como forma de protestar pela intervenção. No Piauí, até o momento não se tem notícia de qualquer tipo de reação contra a decisão vinda de Brasília. A decisão é para coligação apenas de deputado federal.
PMDB TAMBÉM QUER
Sabendo da decisão do PT com relação ao PC do B, o PMDB do Piauí também foi se queixar a Executiva Nacional petista em busca de uma vaguinha nessa coligação como PC do B só para federal.
Fonte: Meio Norte