Foi realizado na tarde de ontem (09), nas dependências do ginásio poliesportivo Didimo de Castro na cidade de Esperantina, as comemorações aluzivas ao Dia da Pessoa com Deficiência. O evento contou com a participação de várias autoridades do estado e da região, a exemplo da ex-primeira dama do estado e ex-Secretaria Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID, Rejane Dias.
Antes do inicio das atividades foi empossada a nova Diretoria do Conselho da Pessoa com Deficiência que contou com a participação de representantes de várias entidades do municipio.
Durante o evento foram realizadas algumas apresentações culturais pelos alunos da AMARE do PETI e da APAE.
Outro ponto alto do evento foi a entrega do troféu destinado aos empresários esperantinenses que adaptaram as suas empresas, ao acesso de pessoas com deficiência fisica a exemplo da professora Bernardete da Silva Rodrigues, proprietaria do Educandário Manoel Rodrigues – EDUCAMAR, que adaptou a sua escola para receber qualquer tipo de cadeirante. As demais empresas agraciadas com as homenagens, foram: a Clínica Odontologica Ismael Sandro de Carvalho, Supermercado Real e Comercial Carvalho.
A professora Bernardete Rodrigues ao fazer seu pronunciamento agradeceu o trofeu e ao mesmo tempo dedicou o premio a todas as pessoas que carregam consigo algum tipo de deficiência e que mesmo assim frequentam com assiduidade as escolas em busca de uma boa aprendizagem.
No decorrer do evento foram entregues 14 equipamentos ortopédicos a várias pessoas com necessidades especiais, a exemplo do jovem Cristovão Asves de Castro que reside na localidade Mocós, Daniel Carvalho Silva que reside no Conjunto Fazendinha, Domingos Cardoso da localidade Barreiro dos Cocós e João Batista Abel da localidade Desejado e tantos outros beneficiados.
Vale ressaltar que a doméstica Antonia Solange agradeceu ao prefeito e a primeira dama pela cadeira doada a sua filha Vera Lucia de 4 anos de idade que sofre de entrecefalia. A pequena Vera Lúcia também na oportunidade recebeu uma muda de uma arvore doada pelo Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Elias Junior.
Durante o seu discurso o atual Secretário da SEID, Elder Jacobina, falou que o Piauí é um dos poucos estados da nação que comemora o dia da Deficiência. Elder Jacobina aproveitou para parabenizar o trabalho da primeira Dama de Esperantina, Cleonice Carvalho e do prefeito Chico Antonio pela realização do evento.
“Quero dizer que a cidade de Esperantina é a primeira do Piauí e a quarta do Brasil a tratar de políticas Publicas da Pessoa com Deficiência, portanto quero aqui parabenizar todos vocês por este exemplo”, falou o Secretário.
Já a ex-primeira dama do estado Rejano Dias, atual presidente de honra da SEID, disse que estava muito feliz com o evento de Esperantina e aproveitou para parabenizar o prefeito Chico Antonio e toda a sua equipe pelo trabalho que vem realizando no município com relação a atenção que vem dando para a pessoa com Deficiência.
“No passado a mesma cadeira que era usada por uma pessoa adulta, era também usada por uma criança e hoje tudo está diferente, as cadeiras que doamos são todas personalizadas”, declarou Rejane Dias.
A ex-primeira dama disse que estavam sendo entregues naquele momento 14 equipamentos ortopédicos e que era um momento histórico tanto para Esperantina como para o Piauí.
Já a primeira dama do municipio, Cleonice Carvalho falou que 15% da população de Esperantina tinha algum tipo de Deficiência e que quando iniciou os trabalhos a frente da SEMID não tinha sequer uma mesa e muito menos um aparelho de computador.
“Quero aproveitar este evento para de público agradecer ao apoio que venho recebendo por parte da dona Rejane Dias”, disse Cleonice Carvalho.
Chico Antônio ao fazer o seu pronunciamento agradeceu a presença das autoridades e da população que compareceu a solenidade e disse que este é apenas o primeiro passo de outros tantos que virão pela frente.
“Muitos que estão recebendo esta cadeira agora já tiveram que viajar diversas vezes para Teresina com o objetivo de conseguir este beneficio, que espero que a partir de agora ajude na sua cidadania”, falou o prefeito.
Veja toda a cobertura do evento:
[nggallery id=600]
Parabéns!…
È uma vergonha para nossa cidade todos se aproeitando ate dos deficientes para fazer propaganda eleitoral veja só o tanto de candidatos que ai estão se não fosse epoca de eleição não tinha nem um ai como diz o colonista José Luis eu morro e não vejo tudo.
Seu Manoel Sena, quem devia ter vergonha é você, pois o trabalho que esta secretaria tem feito não tem nada de eleitoreiro. Se você perguntar a qualquer mãe ou qualquer pessoa com deficiência beneficiada ou a beneficiar, você saberá que esse trabalho é sério, é especial. Procure outro motivo para criticar, esse não tem fundamento!
Não consigo ver a saúde no palanque…….se quer uma vaguinha p/ a assistente social.fala serio!!!!!!!!!!!!!!1