Saiu na tarde desta quarta-feira (26/05) a mais nova pequisa eleitoral com os pré-candidatos a governador e a senador. Novos e surpreendentes números foram revelados pela TV Cidade Verde, em levantamento encomendado através do Instituto CaptaVox.
O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB) lidera a pesquisa de intenções de votos. Os números foram divulgados no programa ‘Jornal do Piauí’. Ele apareceu com 37,6% da preferência do eleitorado contra 23,9% atribuídos ao atual governador Wilson Martins (PSB), que pela primeira vez apareceu em segundo lugar.
Quem caiu foi o senador João Vicente Claudino (PTB), que está agora em terceiro lugar e surge com 21,5% das intenções. Foram citados ainda os possíveis candidatos Francisco Macedo, do PMN; Geraldo Carvalho, do PSTU; Major Avelar, do PSL; Lourdes Melo, do PCO, que ficaram com menos de um ponto percentual. De acordo com a pesquisa, 4% não sabem em quem votar ou não opinaram, enquanto 11,4% estão indecisos.
ESPONTÂNEA
O tucano Silvio Mendes lidera na pesquisa espontânea. Ele tem 24,6% contra 15,9% atribuídos ao governador Wilson Martins. O senador JVC tem 8,5% das intenções de votos. O ex-governador Wellington Dias (PT, que nem pode ser votado, foi citado por 2,2% dos eleitores. Outros nomes foram lembrados, como o senador Mão Santa (PSC).
SEGUNDO TURNO
Na disputa do segundo turno, Silvio Mendes ganha a disputa contra Wilson Martins e João Vicente Claudino. Sua vantagem é estimada em até pontos percentuais. O ex-prefeito de Teresina tem a menor rejeição entre os candidatos ao governo do estado.
PARA O SENADO
O ex-governador Wellington Dias (PT) lidera pesquisa CaptaVox para o Senado. Ele tem 69,6% das intenções de votos. O senador Mão Santa (PSC) é o segundo colocado com 43,6%. Em terceiro está o senador Heráclito Fortes (DEM), que tem 38,1%. Foram citados, ainda, o advogado Antonio de Deus (PCB), que tem 4,5% e Toinho do Frango, com 1,9%. A maior rejeição é do senador Mão Santa.
DADOS DA PESQUISA
A pesquisa CaptaVox, divulgada pela TV Cidade Verde, foi registrada no Tribunal Eleitoral do Piauí sob nº 10865-2010, com realização entre os dias 19 e 23 de maio em 49 municípios do estado. Foram entrevistados 1.182 eleitores, sendo que a margem de erro é de 2,85%.
Fonte: 180 Graus