Nesta quinta-feira (22), a Vigilância Sanitária Estadual (VISA Estadual) e a Secretaria de Saúde do Estado, com o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) lançarão a Campanha “Medicamento Verdadeiro”. A campanha já teve o seu lançamento nacional no dia 12 desse mês pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e agora chegou a vez de apresentá-la no Estado.
O evento ocorrerá nesta quinta-feira, no Auditório da Secretaria de Fazenda (SEFAZ). Neste primeiro momento serão apresentados os aspectos gerais e principais objetivos direcionados para os servidores da VISA Estadual.
No dia 23 de abril, sexta-feira, será a apresentação para o setor regulado, e especialmente para os profissionais farmacêuticos. De 8 horas às 10 horas, além dos princípios e objetivos específicos, serão expostas as etapas para acesso ao SNGPC (Sistema de Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados), os aspectos significativos que interferem no acesso e ações de fiscalização.
Em outro momento, das 14 horas às 16 horas, haverá palestra sobre os Procedimentos para troca de Responsabilidade Técnica e mais ações de Fiscalização sobre produtos controlados, falsificados e medicamentos sem registro.
O presidente do CRF-PI, dr. Osvaldo Bonfim convoca toda a categoria farmacêutica para comparecer no evento do dia 23. De acordo com Bonfim, as informações veiculadas neste dia serão de grande utilidade para a atuação dos profissionais. “É de suma importância que o profissional farmacêutico tenha acesso a essas orientações para que possa agir em seu ambiente de trabalho com compromisso e responsabilidade e para que conheça os mecanismos de prevenção e de fiscalização sobre os medicamentos falsificados”.
“O CRF-PI vai se engajar nesta causa não apenas por estar ligada a área farmacêutica, mas também para conscientizar a população sobre os malefícios provocados por um medicamento falso e para que sempre procurem o profissional farmacêutico para pedir esclarecimentos sobre determinado remédio receitado pelo médico”.
Segue abaixo a programação da campanha:
PROGRAMAÇÃO
Dia 22/04/2010 – Apresentação para a Vigilância Sanitária:
8:30: Lançamento da Campanha Estadual “ Medicamento Verdadeiro”.
9 às 11h: Apresentação geral – princípios, objetivos, etapas para acesso ao SNGPC (farmácias e drogarias) e aspectos significativos que interferem no acesso;
11 às 12h: Questionamentos e dúvidas;
Intervalo para almoço
-14 às 16h: Etapas para que a VISA estadual/municipal tenha acesso ao SNGPC, níveis de cesso, atribuições de perfil VISA federal, estadual, regional e municipal.
-16 às 18h: atendimento individual para dúvidas sobre cadastro/perfil de acesso e atualização de dados de VISA
Dia 23/04/2010 – Apresentação para o Setor Regulado:
8 às 10h: Apresentação geral – princípios, objetivos, etapas para acesso ao SNGPC (farmácias e drogarias) e aspectos significativos que interferem no acesso; Ações de fiscalização (controlados, falsificados e medicamentos sem registro).
10 às 11h: Questionamentos e dúvidas;
11 às 12h: Discussão sobre a RDC 44/2009;
Intervalo para almoço
14 às 16h: Procedimentos para troca de RT; Ações de fiscalização (controlados, falsificados e medicamentos sem registro);
16 às 17h: Questionamentos e dúvidas.
Fonte:Portal AZ
Já temos o software para as drogarias se adequarem ao SNGPC. Acesse já :
http://www.cmasistemas.com
htp://www.sncm.com.br