Hoje, 16, o Secretário Municipal de Saúde , Francisco Machado Santana, concedeu entrevista a equipe do jornalesp.com e esclareceu sobre alguns pontos de grande importância para a população de Esperantina. Confira na integra a entrevista:
jornalesp.com = Senhor Secretário, que medidas estão sendo tomadas para previnir um possível surto de dengue no municipio?
Secretário Santana = Esta hipotese é afastada quando se faz um monitoramento diário das áreas onde já houveram ou há suspeita de focos do mosquito, a equipe se preocupa em minimizar esse perigo.
jornalesp.com = Atividades como a que foi proposta pelos jovens da Pastoral da Juventude, por exemplo, em esclarecer sobre a importância do risco do susto da Dengue nas suas próprias residências, estão sendo feitas em prol de afastar de vez esse risco.
Secretário Santana = É gratificante saber que a nossa juventude também se interessa em prevenção. Outra importante atividade é a parceria feita entre as Secretarias de Educação e Infra Estrutura para levar esclarecimentos sobre a dengue para as escolas.
jornalesp.com = Secretário, surgiu algum caso de Dengue nos últimos dias?
Secretário Santana = A nossa equipe faz um monitoramento dos Bairros constantemente, impedindo que o mosquito se reproduza, essa medida reduz muito as possibilidades de haverem casos.
jornalesp.com = Sobre a gripe suína, como anda a aceitação quando se trata da campanha de vacinação?
Secretário Santana = Inicialmente ficamos preocupados com a adesão, mas logo após vimos que a população tem consciência da importância desta campanha. A meta é vacinar 80% dos grupos de risco, sendo que a nossa maior atenção é com o grupo das gestantes, cuja expectativa é 670 ao ano, número esse que se expressa nas taxas de natalidade. Dia 10 deste mês, vacinamos 2.000 pessoas, já no próximo dia 24, daremos inicio a um novo dia D, onde pretendemos vacinar muito mais.
jornalesp.com = Quantas pessoas receberam a vacina?
Secretário Santana = Cerca de 5039, divididos entre gestantes, portadores de doenças crônicas, jovens de 20 a 29 anos e crianças.
jornalesp.com = Com relação ao Samu, quais as expectativas desse novo trabalho?
Secretário Santana = A equipe de cerca de 11 pessoas dentre motoristas e enfermeiros vai receber treinamento e capacitação oferecido pela Secretaria de Saúde do Piauíu – SESAPI, além de estarmos dando inicio a reforma da estrutura física que vai receber esses profissionais.