Nos dias atuais o jovem precisa estar ocupado com os estudos e também com tarefas que despertem a prática do empreendedorismo e do trabalho. Projetos de geração de renda e de fácil manejo devem ser incentivados para os jovens, com a finalidade de manterem os mesmos em atividades alternativas que possibilitem sua inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Esperantina através das Secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento Agrário Empreendedorismo e Trabalho, bem como também o Ministério de Desenvolvimento Social buscam assistir os jovens com geração de renda e inclusão social.
O projeto Jovem Empreendedor obedece às normas e procedimentos do Sistema Alternativo de Criação de Galinhas Caipira, que consiste no uso de tecnologia simples, de fácil assimilação e apropriada ao desenvolvimento da produção, por jovens que participam do Projovem Adolescente acompanhados pelo CRAS e Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida, quando disponibiliza alimentos protéicos de qualidade e gera emprego com o excedente da produção.
Uma terapia ocupacional indispensável para as pessoas nesta idade, que trará ainda de imediato a melhoria de vida das famílias e das pessoas envolvidas diretamente neste projeto que será implantado em uma área especial na própria sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário Empreendedorismo e Trabalho.