A Delegada Regional da Policia Civil de Esperantina, Dra. Georgiana Karine, em entrevista ao jornalesp.com relatou que embora com a realização do Esperantina Fest – carnaval fora de época da Prefeitura, que aconteceu no última final de semana no município, considerou como sendo bastante calmo e apenas uma prisão foi efetuada no decorrer do evento por roubo de uma máquina digital que foi entregue posteriormente ao seu legitimo proprietário.
De acordo com a Delegada, aconteceram outros casos no município, mas sem grandes proporções, afastado do corredor da folia, local onde foram realizadas as festas dos blocos.
Dra. Georgiana Karine explicou também que houve uma tentativa de homicídio nas imediações da garagem da empresa Fretur, localizada nas imediações do Bairro Nova Esperança, onde um jovem foi atingido por dois disparos de arma de fogo por ter reagido a uma tentativa de assalto. A Delegada não soube precisar os nomes dos envolvidos neste caso.
A Delegada informou ainda, que um outro rapaz morreu vitima de afogamento nas águas do Rio Longá no município de Batalha e que o caso estaria sendo investigado pela Delegacia de Policia daquele município.
Segundo Georgiana Karine a presença de policiais militares e de uma equipe de policiais civis em uma viatura móvel nas imediações do local de realização da festa, contribuiu de forma significativa para que as pessoas não se excedessem na bebida e evitassem assim algum tipo de delito nas proximidades do evento.