Uma multidão recebeu o governador Wilson Martins em Oeiras, na primeira visita oficial depois que tomou posso no governo do Estado. Ele foi à Primeira Capital para cumprir um compromisso que tem desde pequeno: participar da Procissão do Fogaréu, um dos momentos mais importantes das comemorações da Semana Santa.
Ao chegar na cidade na noite de ontem (01), Wilson foi recebido pelo prefeito B. Sá e outras lideranças políticas e populares. Do aeroporto, ele seguiu para o centro da cidade, onde participou da procissão, cuja principal característica é ter as ruas iluminadas apenas pelas lamparinas carregadas pelos fiéis. A iluminação pública é desligada, dando mais beleza à procissão que é uma referência nacional nas festividades da Semana Santa.
“Isso faz parte da comemoração da Semana Santa em Oeiras, que nós acompanhamos ao longo de muitos anos”, revelou Wilson Martins, ressaltando o aspecto da devoção em torno da Ressurreição de Jesus Cristo. “De costume, a gente reencontra tantos homens e tantas mulheres, sobretudo os mais simples, os mais humildes”, declarou. “Oeiras é o símbolo da fé no Estado do Piauí”, afirmou o governador.
“Toda vez que se vem aqui, numa festa como esta, se renovam as esperanças, se renova a fé e sobretudo as forças para que a gente possa trabalhar mais para o Estado do Piauí”, acrescentou. “Essa é a primeira viagem que eu faço como governador do Estado. Foi Deus que quis assim, no dia que sempre venho a Oeiras para este ato de fé”. Wilson Martins falou da satisfação por ter sido bem recebido como governador. “Tive a oportunidade de ser abraçado por meus irmãos, companheiros, amigos”.
Recebido em festa
O governador desembarcou no campo de pouso da cidade pouco antes das 18 horas, e foi recebido por uma multidão em festa, que seguiu em carreata até o Estádio Municipal Gerson Campos. “Deus quis que isso acontecesse na Quinta-feira Santa e permitiu que eu pudesse reencontrar tantos amigos, tantos conterrâneos, iluminado pela graça de Deus”, continuou Wilson Martins, referindo-se ao dia de sua posse como governador. “Estou muito feliz por isso”.
O prefeito falou sobre a importância dos eventos religiosos em Oeiras. “A Semana Santa em Oeiras é comemorada há mais de 100 anos”, lembrou B. Sá. “Aqui, a população, do menor ao maior, do mais humilde ao mais elevado socialmente, se transforma no verdadeiro artista deste evento, diferentemente dessas celebrações monumentais que são feitas em alguns pontos do Brasil”, analisou.
Segundo B. Sá, em Oeiras, a Semana Santa tem riqueza e força inquestionáveis. Ele observou que o turismo religioso na cidade, mais do que consolidado, continua se expandindo. De acordo com o prefeito, a maior prova desse crescimento foi a Procissão do Senhor dos Passos, considerado o primeiro evento da Semana Santa, que reuniu, na última sexta-feira (26), cerca de 40 mil pessoas na Praça da Vitória, principal ponto turístico da cidade.
Fonte: Portal Az