A Defensoria Pública do Estado do Piauí este ano vêm democratizando o acesso a Justiça e Cidadania aos piauienses nos mais longínquos lugares através do Balcão de Direitos para Acampados e Assentados Rurais. A equipe coordenada pelo Defensor Público e Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Dr. Igo Castelo Branco de Sampaio, já percorreu 25 municípios no Estado, e na última quinta-feira (11), foi a vez do nosso município ser contemplado com as ações do Balcão de Direitos que com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Esperantina, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina, realizou no assentamento Lagoa dos Macacos e região um verdadeiro mutirão de cidadania.
Vale ressaltar que foi grande o número de pessoas que participaram e usufruíram dos serviços oferecidos gratuitamente, como: expedição de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Reservista, Certidão de Nascimento, orientações sobre Bolsa Família, passe livre para deficientes e Idosos, Atendimento Psicossocial e a Capacitação em Direitos Humanos.
Quem esteve presente e também fez sua contribuição foi a Defensora Pública do Município Dra. Ellen Carla Gomes Brandão, que enfatizou o atendimento já realizado na Defensoria local como continuidade desta ação.
O Presidente da Associação de Moradores o lavrador, Domingos da Costa na oportunidade falou da satisfação e alegria de estar recebendo em sua comunidade este importante projeto.
Já o Secretário de Assistência Social, Domingos Luiz disse está feliz em presenciar algo imaginável e que em tempos atrás não se via este tipo de ações.
De acordo com o Secretáriocomo só o poder judiciário está indo até o cidadão mais carente merece aplausos e apoio como o dá Prefeitura Municipal em dispor toda Secretaria de Assistência Social e toda estrutura necessária.
Esteve também presente no evento a Presidente do STR de Esperantina Inês Monção, o Controlador do Município Pedro Henrique, a Secretaria de Administração Marli representando o Prefeito Chico Antonio, o Secretario de Governo Silva dentre outras autoridades e representantes de entidades.
No fechamento das atividades foi sorteada uma bicicleta, doada pelo Dr. Pedro Henrique e um Liquidificador, doação do Professor Cacique.
Foi feita também uma avaliação em que o Dr. Igo Castelo Branco disse estar satisfeito com os resultados obtidos e com a forma em foi acolhido em nosso município, e se comprometeu em votar a Esperantina em outra oportunidade para contribuir com serviços desta natureza. Ficou decidido por parte da Defensoria local, órgãos da Prefeitura Municipal e entidades que apoiaram a realização do Balcão de Direitos, em dar continuidade a este trabalho em outras comunidades.