Esperantina foi sede da Conferência Municipal da Cidade
Com o tema: “Cidade para todos, participativa e controle Social” foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (29), nas dependências da Unidade Escolar Leonardo das Dores, a Conferência Municipal da Cidade. O evento contou com a participação de várias autoridades do estado e do municipio, como: o Prefeito Municipal Chico Antônio, o Diretor da Agência de Desenvolvimento Habitacional – ADH, Marcelino Fonteles e Neide Carvalho da FAMCC, dentre outros presentes.
Estiveram fazendo parte da mesa de honra além do prefeito Chico Antônio, os esperantinenses: Luis Ana, atual vereador do municipio e vice-presidente do STR, Soraya Medeiros, vice-prefeita, Edimilson Araújo, Secretário Municipal de Planejamento, Fernando Silva presidente da Associação de Moradores do Bairro Cristo Redentor e o médico José Sampaio de Carvalho.
Durante o seu pronunciamento o Diretor Geral da ADH, Marcelino Fonteles, fez uma explanação sobre o programa habitacional destinado para as pessoas carentes que precisam de uma moradia digna e o esforço que o Presidente Luis Inácio Lula da Silva vem fazendo para atender toda a população brasileira.
Marcelino Fonteles chegou a afirmar que embora com a crise que o país passou, mesmos assim, o ano de 2009, foi o ano em que mais pessoas foram empregadas no mercado de trabalho, e que hoje nenhum pedreiro fica sem serviço no Piauí pelas inúmeras obras de habitação que o governo vem fazendo.
“O Piauí deu um salto que superou os outros anos e o Presidente Lula não precisou vender nenhuma estatal e pelo contrário, está é criando uma estatal de elaboração de medicamentos e que serão criadas mais 100 mil unidades habitacionais no país”, disse o diretor.
Já Neide Carvalho da FAMCC, falou da importância da realização da Conferência no municipio de Esperantina e enfatizou sobre a criação do Ministério das cidades criado pelo Presidente Lula.
“A Conferência Nacional se propõe a debater o que tem acontecido em nosso país na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Construir essa Política é o desáfio posto aos governos e a sociedade civil, considerando o cenário anterior a 2003” disse Neide Carvalho.
A 4ª Conferência Nacional das Cidades, acontecerá no período de 24 a 28 de Maio em 2010, em Brasília, e será precedida das etapas preparatórias.
-Conferências Municipais / Regionais: de 01 de Setembro a 15 de Dezembro de 2009.
-Conferências Estaduais: de 01 de Fevereiro a 18 de Abril de 2010.
As Conferências Municipais devem eleger duas propostas prioritárias em cada um dos eixos temáticos a seguir, para serem encaminhadas para a Conferência Estadual.
Eixo 02: Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano.
Eixo03: A integração da política urbana no território, político fundiário , mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento.
Eixo 04: Relação entre os Programas Governamentais como o PAC e Minha casa, Minha vida, bem como também a Política de Desenvolvimento Urbano.
Confira alguns registros da Conferência:
A Conferência Municipal de Esperantina é uma ótima oportunidade para o povo expressar sua vontades e anseios. Que pena a falta de divulgação por parte da Prefeitura, só tinha alguns integrantes de seu quadro de pessoal. Esperamos que a próxima seja mais participativa…