O secretário da Fazenda, Franzé, já admitiu ser um entusiasta da fiscalização de trânsito. Entre suas ações para estabelecer proximidade com esse setor Franzé tem visitado os postos fiscais da capital e esta semana iniciará as visitas ao interior.
Na última quarta-feira (13) o secretário reuniu-se com o superintendente da Receita, Emílio Júnior; o diretor da Unitran, Flávio Chaib; o gerente de Mercadorias em Trânsito, Carlos Gomes e o gerente de Suporte e Apoio Logístico, João Fortunato para estabelecer estratégias para 2010 e determinar melhorias no combate à sonegação, com o intuito de proteger a concorrência leal.
Segundo o diretor Flávio Chaib, entre os pontos discutidos está a ação conjunta com a Educação Fiscal e aquisições de materiais para melhorar a estrutura dos postos. “Estamos autorizados a desencadear a aquisição de balanças, pois através de soluções de pesagem temos ganho de tempo e precisão na pesagem o que reduz a possibilidade de fraude”. Entre outras melhorias está a viabilização, se for o caso, da locação de veículos e o aumento na estrutura de fiscalização itinerante
O trabalho da fiscalização é de extrema importância, pois é o que dá respaldo para auditoria. Flávio Chaib frisa que a função dos postos fiscais não é somente arrecadar, mas principalmente o controle da entrada de mercadorias no estado. “Nosso trabalho demanda mais pessoal, no entanto, a curto prazo temos que trabalhar com nossos recursos atuais para melhorar a eficiência”, afirmou.