Iniciou na última segunda-feira (07) e vai se prolongar até a próxima sexta-feira (11), nas dependências da Casa São Vicente o Curso de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER. Estão participando do referido Curso, integrantes de várias cidades localizadas na área do Território dos Cocais.
Durante o Curso os participantes estão tendo a oportunidade de discutirem sobre as questões relacionadas com as políticas publicas no que se refere a Agricultura Familiar no Brasil, no Nordeste e no estado do Piauí, bem como, também, a Aprendizagem e Ação participativa no meio rural sustentável, além da Apresentação do Projeto Cultivando Saberes.
Vale ressaltar que a o Projeto Cultivando Saberes, é mais um conjunto de ferramentas de apoio à tarefa de multiplicar conhecimentos entre extencionistas, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentavel no meio rural.
Para a estudante Rayanne Santos Ferreira que reside na Zona Rural, Ilha município de Luzilândia, declarou que através das palestras e discussões apresentadas até o momento com relação a Agricultura Familiar vai poder contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de sua comunidade.
Francisca de Oliveira Soares residente no município de Campo Largo do Piauí, disse que o curso proporciona uma troca de experiência muito boa entre os participantes.
Segundo Francisca Oliveira, embora os municípios envolvidos todos pertençam ao Território dos Cocais, mesmo assim, possuem uma diversidade muito grande e que se faz necessário acontecer esta troca de experiência.
A Assistente Social Risomar, proferiu uma palestra sobre a Aprendizagem e Ação Participativa no Meio Rural com foco no Desenvolvimento Rural Sustentável.