Vereador denuncia Prefeita e Secretária de Saúde para o MP por malversação de recursos públicos
O Vereador José Claudio Pereira da Silva, conhecido popularmente como, Zé Cláudio da Borracharia (PSB), denunciou a prefeita de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim (PT) e a Secretária Municipal de Saúde, Elizangela Carvalho Amorim, para o Ministério Público.
De acordo com a denuncia do parlamentar, as gestoras que são irmãs, estão sendo denunciadas por malversação de recursos públicos na área da saúde.
O vereador afirma que a Secretária de Saúde e a Prefeita, teriam cometido irregularidade na gestão de recursos repassados a municipalidade pelo Ministério da Saúde.
A denúncia afirma que a Secretária de Saúde, Elizangela Amorim, teria cadastrado uma nova equipe de saúde da família, somente com o intuito de aumentar os valores repassados pelo Governo Federal para o município.
“O problema é a nova equipe (Bonfim) nunca funcionou na realidade e o município recebeu por 04 (quatro) meses consecutivos, recursos do PAB – MS. O cadastro dessa equipe serviu somente para aumentar os recursos financeiros que o Fundo Nacional de Saúde – FNS, repassou a Prefeitura de Esperantina.
Tal ato contraria tudo que rege a administração dos recursos públicos, evidenciando total irregularidade na aplicação dos recursos transferidos para a Estratégia de Saúde da Família, vinculado ao Ministério da Saúde”, relatou o vereador em sua denúncia.
Zé Cláudio, anexou na peça da denúncia vários documentos que comprovaria a sua denúncia.
A gestão abriu uma nova Equipe de Saúde da Família na localidade Bonfim no mês de dezembro do ano passado e desabilitou a equipe no mês de maio deste ano, após a repercussão nas redes sociais que o Posto de Saúde não estava funcionando de fato.
O vereador está pedindo que o Ministério Público abra um Inquérito Civil Público, a fim de apurar o desvio ou malversação de recursos públicos, bem como, a abertura de uma Ação de Improbidade Administrativa, contra a Prefeita Vilma Amorim e o afastamento da Secretária de Saúde, Elizangela Amorim.
Confira a cópia da denuncia, abaixo:
denúncia Bomfim
Parabéns ao vereador por esta atitude!Isso só vem a confirmar o seguinte, a área da saúde sempre foi e será tratada como moeda de troca de votos.A partir do momento em que o cidadão destas localidades adoecem, são obrigados a procurarem estes postinhos espalhados por aí. Não encontrando atendimento recorrem ao HJHartman ou então a um facilitador com acesso com a secretaria (é este personagem que antes das eleições irão cobrar os votos pelo serviço prestado), ou então as tais clínicas particulares que já a partir de 06:00 da manhã estão cheias de pacientes, pagando particular até mesmo mais de R$ 100,00 numa consulta.Este dinheiro com certeza vai fazer falta para um assalariado e fica a pergunta QUEM ESTÁ SENDO BENEFICIADO COM ESTA FALTA DE ATENDIMENTO MÉDICO?