Maria da Inglaterra é atração do Boca da Noite desta quarta
O Projeto Boca da Noite da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC traz nesta quarta-feira, dia 02 de dezembro, a força da cultura popular piauiense num show imperdível com a cantora Maria da Inglaterra.
A artista é natural da cidade de Luzilândia, e uma das mais representativas da cultura popular do Piauí. Mesmo sem saber ler e escrever, Maria Luiza dos Santos, já compôs mais de 2 mil canções.
Com 70 anos e apesar das dificuldades financeiras que enfrenta, Maria continua na lida da música. Seu maior sucesso foi o Peru Rodou, com essa e outras canções, Maria da Inglaterra atraiu a atenção de milhares de pessoas ao participar do Programa do Faustão em março de 2009, momento em que falou de sua vida e dos primeiros contatos com a música, “Eu recebi um sinal, uma bola de luz veio em minha direção e duas pessoas, um homem e uma mulher me pediram que era hora de cantar!”, revelou a piauiense no programa.
Quando perguntada sobre o porquê do sobrenome, Maria disse que estranhou um pouco esse segundo batismo feito pelo pesquisador de música popular brasileira, Ricardo Alvim, mas acabou aceitando o novo nome. “Maria da Inglaterra é um figura é sensacional que o Brasil tem, mais não conhecia. Ela traz a verdadeira musica da terra”, comenta Alvim.
Maria da Inglaterra volta nesta quarta-feira (02/12) ao Projeto Boca da Noite promovido pela Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, tendo participado do projeto em 2004.
A cantora, ícone da cultura piauiense, traz para o palco do Boca da Noite canções do cd “Alegria de Viver”, lançado em 2009, que conta com a participação especial de Adelson Viana, João Cláudio Moreno e Lázaro do Piauí. Entre as músicas do show estarão a já consagrada O peru rodou e mais a toada Saudade, os forrós Baião do Cajueiro, Pesquisação, Mariazinha, Moreninha Atrasada, a marcha São João do Coração e muitas outras, todas de autoria de Maria e cantadas com sua voz ancestral de rezadeira.
O Projeto Boca da Noite é uma realização da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC e acontece todas as quartas-feiras, a partir das 19horas, no Osório Júnior – Complexo do Clube dos Diários, na capital Teresina, tendo como objetivo principal a promoção da música popular piauiense.