Prefeito e Secretários fazem um balanço da administração em sessão do legislativo municipal
Na sessão realizada na noite do último sábado (24), no plenário da Câmara Municipal Vereador Gilberto Aguiar Chaves, o Prefeito Municipal Chico Antônio, acompanhado de alguns de seus Secretários Municipais fizeram uma explanação de todo o trabalho realizado até o momento a frente da administração do município.
Durante o seu discurso Chico Antônio, agradeceu a presença de todos no plenário e disse que estava bastante feliz com as criticas construtivas que vem recebendo nestes primeiros meses de administração.
Segundo o Prefeito está é longe de chegar aonde pretende, em função de que recebeu do governo passado uma divida tremenda e mesmo tentando renegociar esta divida ainda fica bastante inviabilizado a situação do município.
De acordo com o gestor, somente com a empresa Agespisa o débito está em torno de R$ 1.800,000,00 reais, ou seja, embora dividindo parcelas de R$ 80.000,00 reais por mês fica impossível para a administração quitar.
“Estou convencido de que não vou resolver a situação do município ainda neste mandato, nem Eu e nem ninguém conseguiria resolver, porque foi uma herança muito triste que as administrações anteriores deixaram para a gente”, relatou o prefeito.
Chico Antônio falou ainda que algumas obras realizadas no passado no município em parceria com o Governo Federal, a exemplo, do ginásio poliesportivo do Cais e a reforma da Praça Leônidas Melo e algumas outras obras nunca foi prestado contas.
O prefeito garantiu que no segundo semestre será realizado o projeto de asfaltamento das principais ruas do centro da cidade em uma parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem – DER.
“Este primeiro ano para nós está sendo o ano da aprendizagem, mas com certeza no próximo ano estaremos construindo e reformando em torno de mil casas, além do estádio de futebol”, falou Chico Antônio.
No final de seu pronunciamento Chico Antônio declarou que o município só conseguirá sair da situação em que se encontra hoje, através do dialogo tanto com o poder legislativo, bem como também com o poder o judiciário.
A Secretária de Educação Vilma Amorim, fez uma longa explanação sobre as dificuldades como encontrou o sistema educacional do município e da forma como vem superando todas estas dificuldades.
De acordo com a secretária atualmente o município conta com 722 funcionários, sendo que 481 desenvolve a função de professores e 241 exercem a função de merendeiras e zeladoras. Conforme a secretária existe atualmente no municipio 466 professores efetivos, sendo que 168 com nivel médio, 298 com curso superior, 15 professores se encontram afastados desempenhando outras funções e 154 estão contratados.
A Secretária explicou ainda que funciona atualmente no municipio 13 escolas na Zona Urbana, 46 escolas na Zona Rural e 05 Creches sendo que há um total de 8.109 alunos matriculados na rede de ensino, onde 1.144 alunos utilizam transporte escolar.
Vilma Amorim falou que pela primeira vez na história do município os alunos tiveram a oportunidade de ter um livro que antes só era usado nas escolas da rede particular de ensino.
No final de seu discurso Vilma Amorim aproveitou para convidar os vereadores para degustarem da merenda escolar do município onde um dia é servido carne bovina e no outro dia é servido frango.
“Nosso maior desafio a frente da educação do município é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o aluno ao sair de nossas escolas tem por obrigação sair sabendo ler e escrever” declarou a Secretária.
Já o Secretário de Saúde Francisco José Silva Lima, durante o seu discurso disse que compreende que não conseguiu avançar tanto como a população gostaria em função da forma como encontrou a situação da saúde do município.
O Secretário de Assistência Social Domingos Luis, falou que vem se desdobrando dia e noite para atender a população carente do município.
Segundo Domingos Luis já recebeu inúmeras criticas, mas mesmo assim está a disposição da sociedade para contribuir com os esperantinenses.
O presidente do legislativo municipal, Jânio Aguiar disse que já está no 6º mandato como vereador e nunca tinha presenciado um prefeito prestar contas de sua administração como fez o prefeito Chico Antônio.
Confira alguns registro da sessão:
[nggallery id=330]
A secretária Vilma falou bonito em seu discurso, mais eu fiquei sabendo que ela iria esclarecer sobre uma compra de mais de 400kg de café para os alunos do municipio e em momento algum eu não ouvi ela falar sobre o asunto no pronuciamento dela.porq que sera que ele não quis esclarecer??já que esse é o governo da “transparência”.