Cerca de 40 municípios que compõem o território de desenvolvimento de Carnaubais e Entre Rios, estão hoje, 15, em Teresina, participando da Programação Pactuada e Integrada da Assistência em Saúde.
A PPI é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) onde, em acordo com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para a população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.
O objetivo do encontro é organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos, e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios.
“É muito importante que os municípios participem da PPI, pois ela vai possibilitar a visualização da parcela dos recursos federais, estaduais e municipais, destinados ao custeio de ações de assistência à saúde. É aqui que serão definidas as ações de saúde dos municípios, ações de média e alta complexidade e o que eles tem pactuado com outros municípios, que tem a capacidade de atendimento instalada”, explicou a diretoria estadual de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria ,Suzana Alexandrino Nogueira Pereira.
Os municípios estarão reunidos até o próximo dia 18, no Real Palace Hotel.