Durante três dias consecutivos cerca de 200 (duzentas) mulheres da região do Território dos Cocais, estarão se submetendo a exame de mamografia na cidade de Esperantina.
De acordo com a coordenadora do Programa intitulado de “Amigo do Peito”, a Enfermeira, Ana Emília, as mulheres contempladas com os exames são, oriundas dos municípios de Esperantina, São João do Arraial e Morro do Chapéu do Piaui.
Ana Emília explicou para a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com que ao todo serão realizados 220 exames, sendo: 100 (cem) vagas para Esperantina, 50 (cinquenta) vagas para o município de Morro do Chapéu do Piauí, 50 (cinquenta) vagas para o município de São João do Arraial e 20 (vinte) vagas para as mulheres integrantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR.
Segundo a coordenadora, os exames terão inicio nesta segunda-feira (14/03) e vai prosseguir até a próxima quarta-feira (16/03), na carreta de mamografia móvel, situada na Praça Leonidas Melo no centro de Esperantina.
A Enfermeira disse que nesta segunda foi iniciado os exames das mulheres oriundas do município de São João do Arraial, nos demais outros dias, será a vez das mulheres das cidades de Esperantina e do Morro do Chapéu do Piauí.
Ana Emília informou que o referido programa de mamografia de rastreio abrange mulheres entre 50 e 69 anos de idade.
“As mulheres inicialmente realizam uma consulta médica em uma determinada Unidade Básica de Saúde do seu município e somente depois fazem o exame de mamografia na carreta móvel, sendo que depois os exames são levados para Teresina onde um radiologista terá um prazo de 15 a 30 dias para devolver os exames de volta e caso seja descoberto algum tipo de anomalia esta paciente será encaminhada para o mastologista iniciar e acompanhar o tratamento da mesma”, declarou a coordenadora.
A coordenadora disse que no prazo de dois anos, as mulheres terão que repetir novamente os exames, para saber se houve ou não alguma alteração.
“As mulheres não precisam mais ter medo do exame além dele ser muito importante para prevenção de câncer de mama os equipamentos são mais modernos e é feito em poucos minutos”, falou a Enfermeira.
Lembrando que a realização dos exames é uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí, através da SESAPI e a Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Confira outros registros dos exames, abaixo:
[nggallery id=3017]]]>