Arte e CulturaCidadesSociedade

Programa BB Educar certifica mais de 600 alunos dos Cocais

BB educar 2Na noite do último sábado (16), o Ginásio Poliesportivo Nogueirão foi palco da entrega de certificados a mais de 600 alunos do aglomerado 3 doTerritório dos Cocais participantes do programa BB Educar. Dentre eles estão as quebradeiras de coco da Chapada da Sindá, de São João doArraial.

O BB Educar é um programa de alfabetização de jovens e adultos da Fundação Banco do Brasil que segue linhas pedagógicas desenvolvidas porgrandes educadores como Paulo Freire, onde os alfabetizandos, ao final de oito meses, assumem o compromisso de constituir Núcleos de Alfabetização nas comunidades que atuam.

No Território dos Cocais, em parceria com o Centro de Educação Popular de Esperantina (CEPES) e o Programa de Desenvolvimento Territorial Integrado e Sustentável (PDTIS), o BB Educar foi destinado às quebradeiras de coco babaçu e às comunidades quilombolas de 12 municípios da região, formando 41 turmas, 41 educadores e resultando na alfabetização de 612 homens e mulheres.

BB educar 3Na solenidade, estiveram presentes na mesa de honra o gerente nacional do BB Educar, Marcos Fadanele, o gerente executivo do PDTIS, JoséRibamar Alves Pereira, a coordenadora regional do programa, Sandra Cardoso, o prefeito municipal de Esperantina, Chico Antônio, o prefeito de São João do Arraial e presidente do Consórcio Intermunicipal de desenvolvimento do Território dos Cocais (CITCOCAIS), Francisco Limma, o coordenador e o diretor executivo do CEPES, Mariano Lira e Márcio José, as secretárias de educação de Esperantina, São João do Arraial e Luzilândia, Vilma Amorim, Maria Barros e Alcione Pereira, o secretário de cultura de Esperantina, Maurício Costa e a representante de Barras, Jovelina Furtado.

Durante sua fala, Francisco Limma ressaltou as dificuldades, a luta e as conquistas da localidade Chapada da Sindá em busca de políticas públicas como a educação e destacou o avanço permitido através dos diversos incentivos do Governo Lula e do Governado Wellington Dias. “Aalfabetização é indispensável para o desenvolvimento. O babaçu começou a chamar a atenção de diversos setores. É preciso que as quebradeiras saibam aproveitar as oportunidades e isso passa pela educação”, afirmou Limma, que também realizou a entrega ao gerente nacional do programa BB Educar de uma peça decorativa do artesão Omar Leotti , feita a base de madeira e babaçu.

O prefeito de Esperantina observou a necessidade de saber ler e escrever na aquisição dos programas governamentais. “Se a gente não souber ler, a gente vai ter dificuldade para entender e adquirir o bolsa-família e outros programas do Governo Federal. Através do BBEducar avançamos na cidadania. Através deste programa, estamos construindo uma turma de cidadãos”, ressaltou Chico Antônio.

A assessora do MIQCB da Regional Piauí, Maria Luiza, encabeçou apresentações onde eram entoadas as músicas tradicionais cantadas pelas quebradeiras de coco, retratando seu esforço, seu cotidiano e a sua ligação como a palmeira como o refrão que diz “Ei, não arranque essas palmeiras. Ei, não devore os palmeirais. Tu já sabes que não pode derrubar, precisamos preservar as riquezas naturais”.

Ao final da entrega dos certificados, alunos e autoridades participaram da foto oficial e, em seguida, festejaram ao som de Joãozinho dos Teclados.

Confira a cobertura do evento:

[nggallery id=414]

Fonte: Ascom de São João do Arraial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo