Geral

Por que votar em dois senadores nesta eleição

Senado FederalA maioria dos eleitores já sabe: nas eleições de 2010, dois senadores serão eleitos por cada Estado. Cinquenta e quatro das oitenta e uma cadeiras do Senado Federal estão em disputa no dia 3 de outubro.

O motivo de muitas dúvidas é que, a cada eleição, o número de vagas, por Estado, alterna entre uma ou duas. Por exemplo, nas eleições de 2006 apenas um senador foi eleito por cada estado e em 2010, serão eleitos dois.

Entenda melhor

De acordo com a Constituição Federal, os senadores são eleitos diretamente para um mandato de oito anos. Alternadamente, um terço, ou seja, 27 vagas e, dois terços, 54 vagas, são colocadas em disputa a cada quatro anos. Como cada Estado tem direito a três cadeiras, em 2010 serão eleitos dois senadores por estado.

2 Comentários

  1. Nada de nada. Isso é tudo que eu entendi como resposta.
    PORQUE VOTAR EM DOIS SENADORES?
    Muito gostari de ter minhas duvdas sanadas ainda antes das eleições para que possa votar tranquilo.
    Peço desculpas pois endereço eletrônico foi errado sendo para tanto [email protected].
    No aguardo de vsa resposta, consterno meus agradecimentos.

  2. lêiam com atenção porquê você dono do site tenta enviar a palavra de forma mas clara com que nós tenhamos um discernimento o que não nos convenham entender nada
    o escritor desta página acha que as pessoas nós que estamos sendo manipulados vivos por nossos próprios governadores e uma pequena pergunta como “porquê dois senadores ” e respondem é “de acordo com a c.f. os dois senadores já são diretos selecionados para o mandado” ;, já começaram a resposta incorreta; , a pergunta não está exclarecida ? , porquê a escolha de dois senadores ? ; e vinheram dizendo que eles serão escolhidos , continuando ; comandarão o cargo durante oito anos. alternadamente , significa oquê ? eles vão ficar trocando uma semana é um que governa e na outra é a segunda pessoa que irá governar ? ;após serem eleitos seram disputados um terço, ou seja , 24 vagas ,e dois terços ,54 vagas iram disputar durante a meia parte de cada anos em que os senadores forem eleitos ? ;e ainda por fim finaliza com uma Hipocresia que ainda não entrou em meus pensamentos , já que cada estado tem por direito trÊs candidaturas a senador, serão escolhidos dois por estado .
    isto foi incrível ! escandalizou a minha pessoa , não estou sendo fraudulentarísta mas , a forma em que respondem as pergunta a nós cidadãos é como fossemos uma maquina que recebemos uma informação e tem que ser esta .
    muitos nã otem a capacidade de dialogar assim como
    eu , alysson , cidadão a procura de um candidato ao favor do exclarecimento mundial , a qual muitos não tem capacidade de analizár dados de uma nação onde o país ainda se encontra em ditadura militar porquê ainda , ao meu ponto de vista , o brasil ,o país da corrupção onde os próprios governadores nos assalta e tem de o prazer de uxufluir dos nossos benefícios o dinheiro e gastam com si próprio , com a expressão física de humildade mas na verdade só os segos que conseguem em chergar ! espero respostas até breve !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo