Piauí

SAF entrega biodigestor a agricultores familiares em Campo Maior

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nessa quinta-feira (3), a entrega de um biodigestor para agricultores familiares na localidade Santo Antônio, que fica na zona rural do município de Campo Maior. A entrega faz parte de um projeto desenvolvido pela secretaria na construção de biodigestores para comunidades rurais com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Pelo programa, já foram inaugurados 141 biodigestores, dos quais, 21 são coletivos, em casas de farinhas, e outros 120 são individuais.

O biodigestor aproveita matéria orgânica, como fezes de animais, restos de vegetais e alimentos, e gera, por meio de um processo de fermentação, biogás, que pode ser utilizado como gás de cozinha. O processo também gera biofertilizante, que pode ser utilizado no cultivo de hortaliças e para jardinagem.

Para a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, os biodigestores trazem melhoria de vida para os moradores da zona rural. “São projetos sociais vinculados a projetos produtivos que permitem a melhoria das comunidades rurais. A gente vê que o biodigestor é uma tecnologia bastante acessível, adaptada, usando produtos fáceis de se encontrar na região, o que também leva a um aproveitamento do que a gente tem, diminuindo os impactos ambientais”, cita a gestora.

O diretor de Projetos dos Territórios do Semiárido, da SAF, Francisco das Chagas Filho, frisa que o biogás e o biofertilizante gerados podem ser importantes para quem vive no campo. “São gerados o biogás, que é utilizado para cozinhar, no caso aqui, ou como fonte de energia para qualquer outra utilidade, e o biofertilizante, que é o resultado sólido da fermentação, que pode ser utilizado nas hortas, no pomar, nas roças, e também comercializado para a cidade, principalmente quem faz jardinagem. Tem muito nitrogênio e favorece principalmente a planta, ela fica frondosa, fica bem verde, por força do nitrogênio”, explica o gestor.

Quem celebra a chegada do biodigestor são os beneficiários. A família do agricultor familiar José Filho já está utilizando o biogás para cozinhar. “É muito bom porque já foi uma economia. A gente já deixou de comprar outro gás porque esse já está ajudando bastante”, comemora o produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo