O Zé Pereira, festa popular que antecipa o carnaval, cresceu de fama no fim do século XIX, no Rio de Janeiro, quando o ator Vasques elogiou a barulhada encenando a comédia carnavalesca. O Zé-Pereira, na qual propagava os versos que o zabumba cantava anualmente: E viva o Zé-Pereira/Pois que a ninguém faz mal./Viva a pagodeira/dos dias de Carnaval! Os foliões, geralmente famílias em seus veículos, brincavam com as pessoas nas calçadas, cantando músicas de carnaval e jogando confetes uns nos outros.
Em José de Freitas, o Zé Pereira surgiu por volta de 1940, com apoio do saudoso José Cândido Gaioso. Hoje, a festa se caracteriza pela grande concentração de mascarados no centro da cidade, onde dançam e se divertem, ocorrendo inclusive disputas de máscaras, sendo premiado o melhor Zé Pereira.
No Zé Pereira de José de Freitas, os ritmos são tocados pelos próprios foliões, e os trajetos são definidos na hora. Ninguém paga nada. Não há ingressos, não há abadás. Todos participam; é só trazer a animação. Os ritmos contagiantes e as fantasias criativas brilham na cidade cheia de gente, luzes e sons. É um Zé Pereira de alto astral!
Em 2012, o Zé Pereira de José de Freitas será realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro, com grandes atrações musicais. A Prefeitura de José de Freitas aguarda um público superior a 30 mil pessoas, em dois dias de folia.
Confira as principais atrações do Zé Pereira de José de Freitas, abaixo:
*SÁBADO (ATRAÇÕES LOCAIS): Meire e Banda, Samba no Compasso e Levada Elétrica;
*DOMINGO (CIRCUITO OFICIAL): Patchanka, Nanaê, Groove da Negona e Cavalo Branco.
Por Cleto Cavalcante