EducaçãoGeral

Professores estaduais em greve ocupam Centro Administrativo e reivindicam reajuste salarial

Cerca de 300 professores da rede estadual em greve ocuparam o Centro Administrativo, na Zona Sul de Teresina, durante protesto na manhã desta quarta-feira (12).

Eles reivindicaram o reajuste de 12,84 % no piso salarial, além de melhorias na estrutura das instituições de ensino.
Segundo o vice-presidente da Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte), Cássio Lages, a greve continua por tempo indeterminado. Depois das manifestações iniciadas nessa segunda-feira (10), o governo Estadual liberou R$ 8 milhões para reparos aos órgãos públicos.
“A ocupação desta quarta foi uma demonstração de que a categoria não irá parar a greve e está dando resultado. Não queremos só o salário, queremos condições de trabalho decentes”, contou.
O piso salarial proposto pelo governo do estado para este ano é de R$ 3.167, mas os professores reivindicam um reajuste de 12,84%, além do acréscimo de 4,17% que não foi incorporado no ano de 2019.
Segundo o vice-presidente, o valor proposto pelo governo já está incorporado uma gratificação, que inclusive foi incluída no ano de 2015. “Nós não estamos questionando se o governo não paga o piso, nós estamos questionando é o percentual que foi dado no salário e que o governo não quer aplicar”, disse.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que os professores não ocuparam o prédio do órgão e também não houve reunião com os professores. Quanto ao reajuste, Seduc esclareceu que a responsabilidade é do órgão financeiro do estado, cabendo a Secretaria de Educação apenas aplicar o valor.
G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo