O governador Wellington Dias participou, na manhã desta terça-feira (05), do lançamento da 1ª etapa da Campanha de Combate à Febre Aftosa. A solenidade aconteceu na Fazenda Monte Santo, zona rural de Teresina. Na oportunidade, o governador imunizou alguns bovinos da fazenda e falou da importância certificação para o rebanho piauiense.
“Nós queremos que os criadores, que contribuem fortemente para a nossa economia tanto na produção de leite, quanto na produção de carne, possam levar muito a serio e ter uma participação muito forte para que a gente atinja a vitoriosa campanha de vacinação que vem se repetindo ao longo dos anos. Ou seja, nós hoje temos o Estado livre de febre aftosa e outras doenças e queremos prosseguir assim e isso melhorou o preço dos produtos derivados da agropecuária”, afirmou o governador.
De acordo com o diretor geral da Adapi (Agência de Desenvolvimento Agropecuária do Piauí), Otoniel Sousa, conhecido como “Toninho da Caridade”, o foco das ações esse ano será a região sul do Estado onde se constatou que alguns municípios ainda não atingiram a meta de vacinação dos seus rebanhos.
“A gente constatou alguns municípios que não conseguiram atingir a meta. Vamos tentar atingir as metas nesses municípios que estão localizados na região de Valença e no extremo sul do Estado”, afirmou.
O superintendente de Desenvolvimento Rural (SDR), Francisco Limma, ressaltou a importância da ação para a defesa agropecuária do Piauí e a importância da certificação do rebanho piauiense como livre da aftosa.
“Essa é uma etapa importante da defesa agropecuária do Piauí já que daqui a pouco tempo o Piauí não vai mais precisar preocupar-se com a certificação, por isso precisamos avançar no sistema de fiscalização”, afirmou.
A campanha de vacinação contra a febre aftosa vai durar o mês de maio inteiro e o período em que os criadores devem apresentar a certificação do rebanho se encerra no dia 15 de junho. A segunda etapa da campanha terá inicio no mês de novembro.
CCOM