Vigilância Sanitária de Esperantina notificou o Vereador Tote Aristide por abandonar animal morto em via pública
Na manhã da última quarta-feira (13), compareceu ao Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, do município de Esperantina o aposentado José de Araújo Filho, de 88 anos, conhecido popularmente como “Zé Cazuza” para denunciar o agropecuarista e atual Vereador esperantinense pelo PMDB, Antonio Aristide de Carvalho mais conhecido no municipio como, Tote Aristides, devido ao abandono de uma de suas vacas que havia sido morta e deixada nas proximidades de várias residências do Bairro Carraspanha.
Segundo o aposentado, o nobre Vereador deixou exposta uma vaca morta de sua propriedade, para deleite dos urubus e desespero de toda uma comunidade da adjacência de seu curral de gado bovino, localizado nos limites com vários terrenos no centro urbano do município de Esperantina.
De acordo com o Senhor José Cazuza a cerca de cinco dias várias famílias vinha sofrendo com o mau cheiro provocado pela decomposição do animal.
José Cazuza não soube explicar o porque do Vereador Tote Aristides fazer o que fez com as famílias, incluindo a dele.
“Isto que aconteceu aqui foi uma falta de respeito e consideração com as famílias que moram próximo do terreno do curral e é necessário providências urgente por parte da Vigilância Sanitária”, declarou o aposentado.
Outra família prejudicada com o mau cheiro da vaca morta foi a do Senhor Francisco Pontes que é esposo da senhora Luíza, que assim como o aposentado José Cazuza não concordaram com o vexame que passaram.
“O Senhor Tote deseja ser Vereador somente para fazer o que bem deseja” disse dona Luiza.
Já o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária do Município, o Médico Veterinário José de Arimatéia Chaves, popularmente conhecido como Dr. Ary Chaves, assim que soube do episodio da vaca imediatamente tomou as providências cabíveis e notificou o Vereador no sentido de fazer a retirada do animal do local, e em seguida se deslocou com sua equipe de fiscais sanitários até o local denunciado e puderam constatar “in lócus” as afirmações do denunciante.
Dr. Ary ao chegar no local em companhia de sua equipe não quiseram esperar pelas providências do nobre Vereador e ali mesmo providenciaram a cremação do animal morto já que as famílias estavam sofrendo muito com o descaso provocado segundo Eles pelo atual Vereador e agropecuarista Tote Aristides.
“Não é de agora que o cidadão e hoje vereador Tote Aristides vem desrespeitando uma grande parte da comunidade esperantinense, há anos ele vem causando transtornos aos gestores do município e a população com sua insistência em deixar o gado bovino de sua propriedade soltos nas ruas e logradouros público da cidade”. “Constantemente este Vereador ameaça e entra em atrito com os trabalhadores do Centro de Zoonoses do municipio “correição”, pelo fato destes recolherem seus animais que ando circulando livrimente pelas Ruas de Esperantina, e isto já ficou insuportável” disse Ary Chaves.
Segundo revelou o veterinário recentemente o Vereador Tote Aristide ocupou uma emissora de rádio comunitária da cidade para alegar que o Centro de Zoonoses não tem estrutura física e que suas ovelhas ali recolhidas estavam em um local onde abriga cães e que as mesmas poderiam adquirir Leishmaniose Visceral, ou seja o famoso “Calazar”.
Já o Veterinário afirmou que o “calazar não é transmissível para outras raças de animais domésticos e que só se podem afirmar que um cão tenha “Calazar” através de exames laboratoriais conclusivos e não a olho clínico.
“Este cidadão quer e deseja é que Esperantina não tenha correição ou que o gestor municipal não coloque a correição para capturar seu rebanho de gado bovino solto pela cidade, transformando assim esta em uma grande fazenda de gado bovino onde os mesmo transitem juntamente com a comunidade pelas ruas e praças públicas, isso não pode e não deve acontecer pois Esperantina não faz parte da Índia e sabemos que isso causa enormes transtornos e prejuízo à população contribuindo com o aparecimento de doenças e causando acidentes no trânsito. Lamento o nível de conscientização deste representante do povo. Ele infringe o artigo 115º, inciso 2º do Código de Postura Municipal onde diz que é vedado a cria, recria e engorda de animais de grande porte no centro urbano do município”, denunciou o Veterinário.
Ary Chaves explicou que este caso será levado ao conhecimento do Secretário Municipal de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde para que sejam tomadas todas as providências cabíveis. Segundo ainda o veterinário uma deliberação favorável ao cumprimento da Lei pode denunciar o Vereador ao Ministério Público.
Vale ressaltar que a nossa equipe de reportagem do jornalesp.com tentou por diversas vezes entrar em contato com o nobre Vereador Tote Aristide, mas, o mesmo, não foi encontrado até o final do fechamento desta matéria para falar a respeito dessas graves acusações, mesmo assim estamos a sua disposição para dá a sua versão que o caso merece.
Veja a notificação do Vereador:
Com o devido respeito a sociedade esperantinense esse cidadão chamado vulgo “Tote Aristides” que é um analfabeto nem deveria ocupar uma cadeira na Câmara Municipal por ser um analfabeto. Mas como nossa Justiça Eleitoral favorece muito aos corruptos políticos deixar até pessoas sem estudos representar o povo, que ironia não. Esse nosso representante deixar seus animais soltos nas vias públicas oferecendo riscos de acidentes, onde já presenciei várias vezes o dito vereador rebanhado seus animais nas proximidades da avenida São José. Esse cidadão devia primeiro ir para a escola pra primeiro ser vereador, mas como maior parte de nossa população é humilde deixar se enganar por essas ANALFABETOS que só atrapalhar o sistema público.
SEM COMENTÁRIOS. MAIS É PRECISO FALAR. ATÉ QUANDO ESTE CIDADÃO CHAMADO TOTE VAI CONTINUAR COM ESSA MENTALIDADE DE QUERER FAZER DA NOSSA CIDADE DE ESPERANTINA SEU CURRAL DE GADO BOVINO E OUTROS ANIMAIS MENORES? JÁ É CHEGADO A HORA DESSE ELEMENTO SER DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO E QUEM SABE PERDER ATÉ SUA CONDIÇÃO DE VEREADOR, OUTRA ABERRAÇÃO: É VEREADOR, ONDE VAMOS PARAR? AS COISAS ERRADAS VEM DE ONDE SE DEVERIA VIR O BOM EXEMPLO. MAIS COMO ESTE CIDADÃO É ANALFABETO, NÃO É DE ESTRANHAR QUE BOA COISA ELE NÃO VAI FAZER MESMO. EITA ESPERANTINA PRA DÁ CÃO…