Vereadores de Esperantina solicitam ao Governador recursos para recuperar vias atingidas pelas chuvas
Foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Esperantina, em sessão ordinária realizada na última sexta-feira (20), o requerimento que solicita ao governador Wellington Dias, recursos para recuperar vias urbanas e rurais do município que foram castigadas pela ação do período chuvoso.
O indicativo foi apresentado pelo presidente da Câmara, o vereador Manoel Filho (PT).
O requerimento aborda os seguintes assuntos:
• Prover o aporte de recursos emergenciais em verbas ou horas-máquina para recuperação de estradas vicinais atingidas e prejudicadas pelas águas e destinadas à reforma de ruas sem calçamento nos bairros;
• Retomada do projeto de asfaltamento das ruas da cidade, tendo em vista que diversas vias foram severamente afetadas pelo período chuvoso ocorrido neste ano no município;
• Operação tapa-buracos nas ruas asfaltadas e na estrada que dá acesso ao Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu.
Para o vereador Manoel Filho, o pedido aprovado pelo legislativo é de fundamental importância para a população. “Estamos preocupados com a destruição que o forte período chuvoso causou nas vias públicas da zona rural e urbana do município e vamos lutar, unidos, para que o governador autorize os recursos requeridos para que possamos amenizar estes problemas causados pela natureza”, pontuou.
Ainda de acordo com o vereador Manoel Filho, duzentas famílias foram atingidas diretamente pela ação das chuvas. “Além disso, tivemos 7.500 crianças que ficaram sem aula; 18 estabelecimentos comerciais atingidos, 27 projetos de piscicultura afetados, cerca de 60% de áreas produtivas prejudicadas e pelo menos 5.000 pessoas com dificuldades de deslocamento intra e intermunicipal“, contou.
ASCOM
Se acompanhado de um bom Projeto,pode ser que seja avaliado.
Tapa buracos da estrada que vai pra Cachoeira do Urubú não vai adiantar muito, pois com pouco tempo vai está do mesmo jeito, o certo seria fazer um novo asfalto.
Meu amigo Firmo, em se tratando de Brasil, Piauí e até nosso município, vai demorar muito. Vejamos o caso da ponte do Aposento, na “BR 222”. Já são mais de dois anos. Uma ponte pequena que não chega a 10 metros de extensão que até agora não foi feita, causando grandes prejuízos à nossa região. Outro exemplo é o projeto de drenagem que ia resolver em definitivo os problemas de enchentes em nossa cidade. Este é um dos projetos mais importantes para nosso município. No Piauí, estão contemplados Esperantina, Barras, Campo Maior e Teresina. O projeto estava orçado em 32 milhões de reais e até agora não vejo nenhuma providência para colocá-lo em prática.
Outro projeto de grande importância para nosso município é de Esgotamento Sanitário. Até agora também não vejo nenhuma providência para ser iniciado.
Vejamos também o caso de nosso estádio. Esperantina tem cerca de 40 mil habitantes e a nossa juventude não tem sequer uma praça para prática de esportes.