Vereadores de Esperantina questionam as apreensões de motos no município
Os Vereadores do município de Esperantina usaram a tribuna na sessão ordinária que aconteceu na última sexta-feira (17) para questionar a apreensão de motos na cidade de Esperantina nos últimos dias.O Vereador Regys Sampaio (PMDB) disse que os motoqueiros não podem ser penalizados por conta da omissão dos governos e lamentou a apreensão das motos.
“A moto é um instrumento de trabalho para a grande maioria dos motoqueiros, as taxas são muito caras, o governo tem que baixar o valor das taxas e anistiar uma grande parte do débito”, disse o parlamentar.
O Vereador falou ainda que as pessoas não vêem os valores arrecadados desses impostos serem revestidos em obras.
O atual Presidente do poder legislativo municipal, Antônio Aristide de Carvalho, o popular Tote Aristides, disse que prender motos em Esperantina virou uma triste rotina.
“Os motoqueiros em Esperantina andam nervosos, saem de suas casas com medo. A perseguição contra os motoqueiros aumentou em Esperantina”, disse o Edi.
Já o Vereador Paulo Afonso dos Santos, o popular Paulo Brasil (DEM) disse que vai fazer um Manifesto contra a apreensão de motos no dia 2 de julho na Praça Leônidas Melo em Esperantina. O evento terá o apoio dos demais parlamentares.
“O Governador está fazendo a questão legal, só que aqui pra nós tem um pouco de desrespeito ao passado que fizeram com os nossos motoqueiros. Vamos pagar o que é pra frente, o que é pra traz vamos pedir anistia”, disse o parlamentar.
O Vereador Luiz Ferreira, conhecido com Luis Ana (PT) falou da revolta dos motoqueiros de Esperantina:
“A revolta é grande por conta da apreensão de motos. Mais de duzentos motoqueiros já perderam suas motos. Na maioria das vezes o valor das multas e das taxas atrasadas é maior do que o valor da própria moto”, explicou.
Quem também se manifestou foi a Vereadora Lusinete Ribeiro de Carvalho (PR). A Vereadora na oportunidade apresentou um requerimento verbal solicitando que o Prefeito de Esperantina, Jânio Ferreira de Aguiar, intervenha junto ao Governo do Estado para amenizar o valor das multas.
“A moto é um instrumento de trabalho para essas pessoas. O Governo tem que facilitar o pagamento dessas taxas”, declarou a parlamentar.
]]>
Se eles querem impor isso, deveriam ajeitar nossas ruas, aqui em Esperantina andamos mais dentro de buracos do que em pistas, nao existe sinalização, nem semaforos, sem contar q a lei so existe para os motoqueiros, pq tb nao apertar os proprietarios de carros? exigir o cinto de segurança?
se o capacete é fundamental para o motoqueiro… o cinto tb é para os motoristas… Isso é uma vergonha, sem contar na grosseria q esse q se dizem ‘guardas de transito’ agem.
Vamos todos participar desse ato no dia 02/07, recolher assinatuas se preciso, enfim, a socidade se juntar para derrubar essa ditadura que esta sendo imposta!!
É o valor da multa é altíssimo, e sem contar que os valores arrecadados não sabemos o que é feito com eles, para onde vai, mais uma coisa é certa o desrespeito ao pedestre, ao idoso e as crianças diminuiram um pouco mais depois das apreenções, há muitos motoqueiros pagando pelo pecador, mais se é lei usar o capacete porqur não usar?…
Do ponto de vista lógico, Esperantina tem sido exemplo no que diz respeito o uso do capacete, essa decisão não pode parar, claro que isso não vem ao caso. Porém apreensão de motos numa cidade que não tem o básico para se trafegar com segurança é injustificável. A anistia das multas seria uma forma racional para a realidade de Esperantina, então a população estaria se responsabilizando de todos os seus atos na regulamentação e habilitação do transporte, essa seria e melhor forma. Mais primeiro, mais primeiro mesmo: ruas, pelo menos sem buracos e com sinalização. Tenho certeza que a prefeitura tem receita pra executar as obras de sinalização é pavimentação de nossa cidade. Esse problema nas ruas de nossa cidade é antigo.
Os senhores vereadores, e aqueles que questionam a importância da fiscalização mais rígida sobre os motoqueiros, deveriam fazer uma visita ao HUT, em Teresina/PI. Com certeza passariam de críticos a defensores da fiscalização…
Porque que os vereadores não lutam e reinvidicam melhoria para as ruas da cidade ?
As mesmas estão emburacadas e ninguem faz nada, nem o prefeito e nem os vereadores procuram uma maneira de consertar os estragos.
Segundo o CTB, Código Brasileiro de Tránsito, quem for pego pilotando motocicleta sem capacete, terá a moto apreendida ate que uma pessoa devidamente habilita e com capacete se apresente para resgatar a moto, além de uma infração gravíssima irá receber uma multa de 197,50 reais. se ocrrer algo além disso, é abuso de altoridade.
Concordo plenamente com a lei do capacete, é muito últil sim o seu uso e digo isso por experiência própria o quanto ele é útil e pode salvar uma vida, porque ja salvou a minha. Mais um grande número motos serem confiscadas de maneira arbitrária, assim posso dizer, a exigência da habilitação (que está um assalto, de tão caro) e a moto em dia é uma ofensa e um absurdo de tamanha proporção no estado caótico em que se encontra nossa cidade, o Estado quer arrecadar fundos, e as vítimas somos nós? Procure outro meio governador!!! Ou pelo menos faça valer à pena pagarmos tantos impostos assim.
vivemos no pais onde tem leis, e essas leis tem que ser cumprida. Pra conduzir um veiculo deve-se ter:
carteira nacional de habilitação e o licenciamento do veiculo no ano/exercio atual. quem nao puder, infelizmente, tem que andar de carona, a pe ou de bicicleta.
essa é a realidade. nao se pode viver na ilegalidade por conta de que as ruas estao esburacadas, os sinais de transito nao funcionam, nao se pode fazer isso.
Eu acho uma grande falta de respeito com a população de Esperantina. Estão exigindo muito e fazendo nada.
Porque que eles não botaram a lei pra vigorar em todos esses anos e só agora? E um absurdo isso, o trabalhador tem medo de sair de casa com sua moto e não voltar mais com ela,além de estar prejudicando também as lojas de peças de motos que tiveram um qrande prejuízo.
Tá fazendo uma vergonha as ruas dessa cidade todas cheias de buracos e também a avenida da rodoviária está uma porcaria.
VAMOS EXIGIR MENOS E TRABALHAR MAIS PELA NOSSA CIDADE!