Fortes chuvas continuarão caindo no Piauí
Em Teresina, a tendência é reduzir o volume de chuvas, com trovoadas isoladas. De acordo com a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR. A previsão é de pancada de chuvas e tempo nublado nesta sexta-feira e no final de semana, com temperaturas entre 32ºC e 35ºC e 19ºC e 22ºC.
Em Teresina, entre os dias: 17 e 20 desse mês, choveu 172,8mm (Estação Meteorológica da SEMAR), valor superior à climatologia de todo o mês que é de 23,4mm. Segundo a meteorologista, Sônia Feitosa, a convergência de umidade na Região da Amazônia em direção ao norte da Região Sul e Sudeste do país, passando pelo Pará, Mato Grosso e Tocantins, encontrou-se com sistemas frontais do Atlântico Sul que atingiram a Bahia. A junção desses sistemas formou um espesso canal de umidade que contribuiu para a ocorrência de chuvas no Estado do Piauí, principalmente na região Sul, no período de 17 a 21 de outubro de 2011.
Aliada a esse sistema, o intenso aquecimento da região, comum para essa época do ano, favoreceu forte convecção de calor e umidade formando instabilidades atmosféricas e consequentemente chuvas com totais significativos mesmo em setores onde não se esperava para esse período, como a capital e o setor Norte do Estado.
“É importante destacar que os altos acumulados de chuvas verificados no Piauí também podem estar associados ao decréscimo das temperaturas médias das superfícies do mar. As temperaturas médias das águas superficiais na última semana estiveram entre 0,5ºC e 2,0ºC abaixo dos valores médios nas áreas centrais e leste do Pacífico Equatorial, portanto ligeiramente abaixo dos valores climatológicos”, enfatiza Sônia Feitosa.
Os Dados da SEMAR mostram, ainda, que os sistemas atmosféricos que determinam as condições de clima do Piauí mostram-se coerentes com a climatologia, evidenciando assim, as chuvas de pré-estação chuvosa, no Sul do Estado. As chuvas nessa região do estado devem continuar, com tendência gradativa de aumento.
Já na Região Norte, os sistemas que provocaram as intensas chuvas tendem a recuar, havendo, assim, uma trégua. No entanto, o forte aquecimento diurno favorecerá a ocorrência de instabilidades atmosféricas, podendo ocasionar chuvas isoladas no setor Central do Estado. Os ventos continuarão fracos/moderados e predominantemente de Leste.
]]>